Visão desfocada com óculos novos
Acabou de adquirir um novo par de óculos. Claro que está ansioso por experimentá-los. Coloca-os e... oh, não... a sua visão está um pouco desfocada. Há algo de errado com os seus óculos novos? Estes óculos é suposto ajudá-lo a ver melhor, então porque é que a sua visão não é nítida? Porque é que se sente um pouco tonto? Porque é que não consegue focar bem e os seus olhos doem-lhe um pouco? Estamos aqui para lhe falar de um facto importante que as pessoas com óculos novos muitas vezes não se apercebem: o período de adaptação! Quer nunca tenha usado óculos antes, quer tenha apenas mudado para um novo par, ou a sua prescrição tenha mudado, terá sempre de se habituar aos seus novos óculos. Sabe como tem de se acostumar com os novos sapatos? Bem, as coisas não são diferentes para óculos novos! Deixe-nos explicar o que pode estar a acontecer e como deve abordar a situação.
What Que tipo de problemas está a experienciar?
Pode pensar que é a excepção, mas há muitos problemas que podem ocorrer na primeira vez que experimenta óculos novos. Analisaremos quanto tempo estes podem durar um pouco mais tarde mas, em primeiro lugar, qualquer um destes sintomas parece familiar:
- A sua visão está desfocada ou distorcida. Pode não ver tudo nitidamente. Por exemplo, os objectos podem parecer estar deformados, não consegue medir bem a profundidade, as arestas da sua visão parecem estar arqueadas como se estivesse num aquário, etc.
- Os seus olhos e cabeça doem um pouco. Está a esforçar os olhos porque os objetos aparentam ser diferentes, o que pode resultar em dores de cabeça e algumas náuseas.
Embora nem todos experienciem estes sintomas da mesma forma, os mesmos podem fazer-nos questionar se existe um problema com os nossos óculos. Na maioria dos casos, no entanto, existe uma explicação razoável para tudo isto.
Porque é que os problemas estão a acontecer?
Existem várias razões pelas quais qualquer um destes problemas iniciais pode ocorrer. E não se preocupe, vamos dizer-lhe como podem ser resolvidos mais abaixo neste artigo.
- O seu
cérebro simplesmente não está habituado à sua visão nova:
O seu cérebro é capaz de tantas coisas! Quando não vemos bem ou quando vivemos de uma certa forma durante algum tempo, o nosso cérebro preenche os espaços em branco e faz correcções, sem que nos apercebamos realmente. Portanto, se nunca usou óculos, ou se usa óculos ou lentes antigas há muito tempo, ou mesmo se está habituado a um certo tipo de armação de óculos, o seu cérebro adapta-se para que se sinta confortável. Claro que o seu cérebro não consegue realmente corrigir defeitos de visão, mas fá-lo de modo a que a sua visão actual se sinta correcta e normal. É por isso que os óculos novos podem de repente parecer "errados". Embora isto possa acontecer a qualquer pessoa ao mudar para óculos novos, acontece especialmente em pacientes com óculos progressivos que corrigem a presbiopia. - A sua
prescrição pode estar errada ou os seus óculos não são os mais adequados:
Certifique-se sempre que dispõe de uma prescrição actualizada e que os seus óculos são feitos de acordo com as suas medidas exactas. Isto inclui uma medição precisa da distância pupilar (PD), que é necessária para centrar correctamente as lentes de óculos na armação. Se a sua prescrição estiver ligeiramente desactualizada e os seus óculos não forem feitos correctamente, irá ter problemas de visão. Antes de chegar a esta conclusão, contudo, deve assumir que o seu cérebro ainda não atravessou o período de ajustamento. Em caso de dúvida, a nossa equipa de serviço ao cliente está sempre disponível para ajudar a verificar a sua prescrição. - Pode estar a sofrer de uma condição médica:
No mais raro dos casos, os problemas de visão persistentes podem ser sinal de uma condição médica subjacente, tais como cataratas, glaucoma, etc. Também é possível que a toma de certos tipos de medicamentos possa contribuir para estes problemas. Em alguns casos, o stress também pode afectar a sua visão.
Como posso resolver estes problemas e quanto tempo irá isso demorar?
Primeiramente, tem de dar ao seu cérebro a oportunidade de se ajustar a óculos novos. Isto é perfeitamente normal, mas absolutamente necessário! Tente usar os seus óculos novos com a maior frequência possível, se possível a partir do momento em que acorda de manhã. Não troque entre os antigos e os seus óculos novos, não tire o seu novo par demasiado depressa e não fique muito stressado. Naturalmente, não passe pelo período de ajuste em situações em que necessita de visão nítida, por exemplo, ao conduzir ou operar maquinaria pesada. De de um modo geral, este processo de ajustamento pode demorar cerca de uma semana . Existem alguns casos, principalmente quando se trata de usuários com óculos progressivos ou usuários que simplesmente esperaram demasiado tempo para corrigir os seus defeitos de visão, onde pode demorar até 4 semanas.
A indefinição ou as dores de cabeça persistem? Neste caso, é altura de contactar o seu oftalmologista. Ele verificará minuciosamente os seus olhos e a sua prescrição. Poderá também verificar os seus óculos para detectar um potencial erro de fabrico.
Algumas dicas finais e conselhos
- Tente não entrar imediatamente em pânico. Por favor, saiba que a visão desfocada com óculos novos é extremamente comum. Quer se esteja a habituar a uma nova prescrição, uma nova forma ou tamanho de armação de óculos, novas lentes, etc., vai levar algum tempo. Os seus óculos novos não são necessariamente mal fabricados. Os seus olhos estão bem. Se respeitar o período de adaptação, tudo correrá bem. E se os problemas persistirem, o seu oftalmologista está lá para si.
- Não negligencie os seus olhos. As pessoas têm a tendência para esquecer que, tal como o resto do nosso corpo, precisamos de ter os nossos olhos regularmente controlados por um profissional. Não deixe de agendar um exame oftalmológico de vez em quando. Além disso, não espere para ter quaisquer defeitos de visão corrigidos. No final, só demorará mais tempo para os seus olhos se ajustarem se ignorar os seus problemas durante demasiado tempo.
- Procure aconselhamento para evitar frustração. Entusiasmo em relação a óculos novos pode transformar-se em frustração rapidamente. Por isso, fale com o seu especialista óptico ou retalhista e informe-os. Eles vão tranquilizá-lo e informá-lo sobre o período de adaptação. Se esta página não lhe tiver oferecido qualquer esclarecimento, por favor contacte o nosso serviço de apoio ao cliente caso o período de ajustamento não lhe tenha corrido bem. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para encontrar uma solução para os seus problemas.