Termos e Condições

Obrigado por visitar Alensa.pt. O portal Alensa.pt faz parte da rede Alensa, fornecedores de lentes e contacto e produtos relacionados, originais e de alta qualidade, em toda a Europa. Esta página contém todas as directrizes, condições e termos com os quais você, o consumidor e utilizador da loja virtual Alensa.pt, concorda ao utilizar o nosso portal e ao concluir qualquer compra através do mesmo. Ao confirmar uma compra na Alensa.pt, é apresentada uma caixa de selecção que indica que o utilizador leu e compreendeu estes termos e condições e, consequentemente, concorda com os mesmos. Mais informações e explicações adicionais podem ser encontradas em várias páginas informativas disponíveis em Alensa.pt. Reservamos o direito de fazer referência às informações incluídas nessas páginas e presumir que o cliente as leu e compreendeu.

Menu

1. Provisões Introdutórias

Os termos e condições descritos abaixo são aplicáveis às compras na loja virtual da Alensa.pt

Os termos e condições definem e especificam a relação contratual entre o comprador e o vendedor. Todas as relações contratuais são regidas pelas leis da República Checa. Se a parte contratual for um consumidor, todas as relações que não estejam aqui regulamentadas são regidas pelo Código Civil Checo (Lei n.º 89/2012) e pela Lei de Proteção ao Consumidor (Lei n.º 634/1992). Se a parte que celebra o contrato for uma entidade empresarial, todas as relações que não estão aqui definidas estão sujeitas ao Código Comercial Checo (Lei n.º 513/1991), e respectivas alterações.

Os Termos e Condições não são aplicáveis a casos em que o comprador é uma entidade legal ou uma pessoa que, ao encomendar bens, actua no âmbito da sua atividade comercial ou da sua própria profissão. Os artigos adquiridos em Alensa.pt não se destinam a revenda. O Vendedor não emite facturas sem IVA. O comprador só pode adquirir uma quantidade de artigos que corresponda a uma necessidade normal. Se o Comprador encomendar ou comprar uma quantidade de artigos que o Vendedor, com base nas informações disponíveis, avalie como sendo para revenda, o Vendedor reserva o direito de anular a encomenda. No caso de já ter sido celebrado um contrato de compra e venda, o Vendedor tem o direito de rescindir o contrato de compra e venda. Neste caso, o Comprador e o Vendedor reembolsarão mutuamente todas as transacções efectuadas.

2. Registo e Operação da Alensa.pt

Todos os artigos e serviços são fornecidos pelo operador principal da rede Alensa. Os nossos centros logísticos estão localizados na República Checa. O nosso portal Alensa.pt é operado pela Alensa s.r.o., registada no seguinte endereço:

Alensa s.r.o.
Českomoravská 2408/1a
190 00 Praha 9
VAT number: CZ27179681

A marca registada Alensa, todo o conteúdo do portal e todo o material promocional publicado pela marca Alensa são propriedade intelectual do operador principal da rede Alensa e protegidos por leis autorais.

3. Normas de uso do Website e Promoções

Os clientes são livres de utilizar o nosso portal como convidados ou como utilizadores registados. O cliente é obrigado a utilizar o nosso portal de forma responsável e correcta, respeitando os nossos termos e condições. Em caso de utilização indevida, a Alensa tem o direito de proibir de forma temporária ou permanente o usuário de utilizar o nosso portal e serviços.

Regulamento geral

A Alensa.pt permite que os usuários utilizem nosso website apenas para fins legais:
  • A lei local, nacional e internacional não deve ser infringida
  • É proibido qualquer tipo de dano, fraude e/ou publicidade não autorizada.
  • É proibido conteúdo sexualmente explícito ou conteúdo ofensivo, violento, discriminatório, de assédio, etc.
  • Não é permitida a utilização sob uma identidade falsa.

Os utilizadores são livres de fazer comentários no nosso website. No entanto, os comentários não devem ter como objetivo prejudicar a nossa reputação ou a reputação de outros, nem podem ter como objetivo enganar ou assediar outros utilizadores. Tenha também em atenção que os comentários não se destinam a publicidade ou à utilização indevida de promoções, como a partilha de códigos de concessionário. Os comentários que contenham publicidade serão removidos e bloqueados.

Regulamento de descontos

O nosso programa de referência (sistema de compartilhamento de descontos) já não é aplicável porque foi encerrado a 31/12/2018. Qualquer crédito obtido de acordo com as condições do programa durará até ser utilizado.

Para evitar utilizações indevidas, só pode ser activado um código promocional de cada vez. Os códigos não podem ser combinados. Para verificar qual o código que tem actualmente activado ou para substituir um código activo por outro código promocional, basta ir ao campo "Código ou cupão de desconto" no seu carrinho de compras.

Os artigos já com desconto não são elegíveis para descontos adicionais. Um artigo com desconto pode ser identificado quando constar um preço com o valor anterior riscado (por exemplo: 23.45€ ) substituído por um preço reduzido. Não é possível aplicar códigos promocionais ou descontos adicionais a este tipo de artigos.

O crédito ( bonificação em valor a utilizar nas encomendas da nossa loja) será adicionado à sua conta de utilizador e será automaticamente deduzido na sua próxima encomenda que satisfaça o montante mínimo requerido. O crédito não pode ser convertido num reembolso em dinheiro.

Infracções Penais e Utilização Técnica Indevida

Os usuários são estritamente proibidos de introduzir vírus ou qualquer outro software tecnologicamente prejudicial ao nosso portal e de fazer qualquer forma de ataque digital ao nosso portal ou aos nossos servidores. Estas formas de utilização indevida são consideradas infracções penais e serão comunicadas às autoridades. No caso de tal infracção, a Alensa cooperará plenamente com as autoridades e fornecer-lhes-á todas as informações necessárias para uma ação judicial ao abrigo da lei.

A Alensa não será responsabilizada na eventualidade do nosso website sofrer danos causados por software malicioso ou ataques digitais.

4. Contrato de Compra

Com base no registo do comprador efectuado no portal, o comprador pode aceder à sua interface de utilizador. A partir da sua interface de utilizador, o Comprador pode encomendar mercadorias. Não é possível efetuar uma compra sem criar uma conta de utilizador (registo).

O contrato de compra é considerado concluído quando o comprador confirma a sua encomenda no formulário de compra do nosso portal. Ao efetuar uma encomenda à Alensa.pt, o comprador reconhece que leu estes termos e condições e que os aceita. Ao concluir uma compra e ao assinalar a caixa na sua encomenda em como leu e compreendeu os nossos termos e condições, está a confirmar que é maior de idade para celebrar um contrato vinculativo e que possui uma receita médica válida para as lentes que está a encomendar. Confirma que as informações que fornece são válidas e exatamente como prescritas pelo seu profissional de saúde ocular. Confirma igualmente que a sua prescrição tem menos de 12 meses, conforme exigido pela lei portuguesa. O comprador autoriza-nos a contactar o seu profissional de saúde ocular para verificar as informações da sua receita, se necessário. O comprador compreende que é da sua responsabilidade submeter-se a exames oftalmológicos regulares e manter uma receita actualizada. A Alensa.pt não é responsável por quaisquer consequências resultantes de qualquer divergência da sua prescrição.

Comprovativo de compra e notas de facturação

Se o comprador não mencionar explicitamente no campo "Nota de cliente" que necessita de um comprovativo de compra impresso e de um folheto informativo, aceita que estes sejam fornecidos apenas em formato eletrónico. As facturas podem ser descarregadas a partir do perfil pessoal do utilizador no portal da Alensa, no campo "Gestão de encomendas", após a expedição de uma encomenda. Além disso, as faturas podem ser obtidas contactando o serviço de atendimento ao cliente. O comprador pode distinguir o endereço de entrega do endereço de faturação e, se necessário, anexar uma nota no formulário de encomenda. Estes dados são então automaticamente incluídos no documento fiscal.

O endereço da Alensa em qualquer fatura será sempre o endereço do nosso operador principal na República Checa, este endereço não pode ser alterado para qualquer endereço local. Todas as facturas terão a data do dia em que a encomenda é enviada e nunca do dia em que a encomenda é realizada. A data da fatura não pode ser alterada pela Alensa. É possível incluir informações adicionais numa fatura, como a data de nascimento ou o nome de uma criança, por exemplo, porém estas informações devem ser escritas no campo "Nota do cliente" antes de finalizar a encomenda. As facturas não serão alteradas depois de a encomenda ter sido expedida.

A Alensa oferece aos clientes uma factura para cada encomenda. Se o comprador precisar de mais do que uma fatura ou de facturas distintas, será obrigado a efetuar encomendas separadas.

5. Preços e Pagamentos

O cupão de oferta (doravante referido como "Voucher") emitido pelo Vendedor tem o valor indicado no respectivo cupão. O cupão encontra-se em formato electrónico PDF, que o Comprador receberá por e-mail após o pagamento ter sido creditado na conta do Vendedor. Cada cupão tem um código único, é limitado no tempo e só pode ser resgatado na e-shop Alensa.pt. O cupão não pode ser trocado por dinheiro. Um cupão não utilizado não pode ser trocado por outro ou compensado de qualquer outra forma. Em caso de cancelamento, reclamação ou rescisão do contrato de compra de uma encomenda paga pelo cupão, o montante pago pelo cupão é reembolsado sob a forma de um crédito na conta do cliente que redimiu o cupão.
Advertência:
O cupão só pode ser pago por transacção sem dinheiro.
O cupão não pode ser pago em dinheiro no acto da entrega ou crédito do cliente.

Estão disponíveis os seguintes métodos de pagamento:

- Cartão de Crédito: Mastercard, Visa, Discover ou American Express
- PayPal
- Multibanco
- Cobrança na entrega
- Pagamento por cupão de oferta
- Klarna

Pagamento Seguro

Todos os pagamentos serão efectuados de forma segura e protegida. As suas informações pessoais serão utilizadas apenas na medida do necessário para autenticar o seu pagamento e não serão fornecidas a terceiros.

Pagamento Online

Se optar por pagar online com cartão de crédito ou de débito, será redireccionado para a página Web encriptada do nosso parceiro, onde os seus dados podem ser introduzidos de forma segura para efetuar o pagamento. Todas as informações aqui introduzidas são encriptadas de forma segura. Tenha em atenção que esta ligação de pagamento seguro só está ativa durante um período de tempo limitado. Se o período de tempo designado tiver expirado, terá de aceder à sua encomenda através da sua conta pessoal no nosso portal e tentar novamente o pagamento. Se seleccionar o PayPal como método de pagamento, será direccionado para a página de pagamento seguro do PayPal. Se optar pagar por Multibanco, a referência e a entidade de pagamento serão geradas automaticamente. Estes dados de pagamento permanecerão activos até receber uma mensagem de correio electrónico de cancelamento da sua encomenda. Caso a Alensa precise de o reembolsar, a operação será efectuada automaticamente no caso de pagamento por cartão de crédito / débito e PayPal, em outras instâncias será necessário fornecer informações bancárias para reembolso.

Pagamento por cupão de oferta

O pagamento por cupão de oferta só é possível com um cupão adquirido na loja virtual da Alensa.pt . Cada cupão tem um código único e é limitado no tempo. Ao escolher pagar por cupão, o Comprador deve introduzir o código único do cupão no campo "Código ou cupão de Desconto" na secção "Carrinho de compras" ao efectuar a encomenda. O cupão só pode ser redimido por uma compra única, no seu valor total. Se o valor da compra exceder o valor do cupão, o Comprador só pagará a diferença. O pagamento do saldo está sujeito aos termos e condições para a transacção, ver Opções de Pagamento. O cupão pode ser utilizado para pagar quaisquer bens ou serviços oferecidos na loja virtual.
Em caso de rejeição de um envio pago com um Cupão, o envio é devolvido ao Vendedor. O Vendedor anulará a encomenda do Comprador e o preço de compra será reembolsado. Neste caso, o montante do Cupão é devolvido à conta de cliente do Comprador sob a forma de crédito. Se a compra foi paga com um Cupão e fundos (carregamento), o Comprador pode decidir de que forma pretende receber o carregamento (na conta bancária do Comprador ou também sob a forma de crédito na conta do cliente).

Klarna

Klarna é um serviço de pagamento que facilita os pagamentos electrónicos na Internet. Para pagar as mercadorias com este método de pagamento, é necessário ter a aplicação Klarna instalada.

Se o comprador optar por este meio de pagamento, gere o pagamento dos artigos através da aplicação Klarna.

Preços da Alensa.pt

Todos os preços de artigos e entrega apresentados na loja virtual incluem IVA. Quaisquer promoções e descontos são válidos enquanto estiverem mencionados no website da Alensa.pt. O Operador reserva o direito de corrigir o preço dos produtos antes da expedição, caso se verifique que os artigos foram oferecidos a um preço incorreto. Neste caso, o cliente deve ser informado do preço correto e deve concordar com o ajuste de preço. Caso contrário, o contrato de compra não será celebrado e a encomenda será anulada pelo operador.

A Alensa reserva o direito de alterar os preços em função da evolução do mercado, da concorrência, das exigências do fabricante, etc. Esforçamo-nos por manter os preços mais baixos no mercado português, no entanto, os clientes são livres de fazer um pedido para baixar os preços, desde que todas as condições indicadas na página Garantia de preço mais baixo tenham sido respeitadas.

6. Problemas com Pagamento

- Em primeiro lugar, verifique com o seu banco ou conta PayPal se a transação foi processada e para esclarecer quaisquer problemas técnicos com o seu pagamento.
- Se o seu pagamento foi realizado com sucesso, mas não aparece como pago no nosso sistema, contacte-nos através do e-mail info@Alensa.pt, validaremos o seu pagamento após confirmação com o nosso departamento de contabilidade. (Poderá ser necessário facultar-nos comprovativo de pagamento por parte da entidade bancária).
- Se tiver problemas com a página de pagamento, tente aceder à sua conta Alensa.pt a partir de um navegador ou dispositivo diferente.

7. Custos de Entrega e Notas

Custos e Prazos de Envio

MRW Continental

Cartão de Crédito ou Débito

2.99 €

PayPal

2.99 €

Multibanco

2.99 €

Entrega à cobrança

4.29 €

CTT

Cartão de Crédito ou Débito

2.99 €

PayPal

2.99 €

Multibanco

2.99 €

Entrega à cobrança

4.29 €

CTT para Madeira e Açores

Cartão de Crédito ou Débito

14.99 €

PayPal

14.99 €

Multibanco

14.99 €

Entrega à cobrança

16.29 €

FedEx

Cartão de Crédito ou Débito

9.99 €

PayPal

9.99 €

Multibanco

9.99 €

Entrega à cobrança

/

Ponto de recolha DPD (Chronopost)

Cartão de Crédito ou Débito

2.59 €

PayPal

2.59 €

Multibanco

2.59 €

Entrega à cobrança

/

UPS Express

Cartão de Crédito ou Débito

7.49 €

PayPal

7.49 €

Multibanco

7.49 €

Entrega à cobrança

/

Notas:

  • O preço dos portes de envio inclui IVA.
  • O preço final, independente do montante e forma de pagamento, inclui embalagem e transporte.
  • Os custos de envio não são dependentes do tamanho e peso total da encomenda
  • Em caso de promoção de entrega grátis, as encomendas serão expedidas apenas através da transportadora CTT.
  • As encomendas serão enviadas somente após a confirmação de pagamento (excepto em casos de entrega à cobrança).
  • A entrega é grátis via CTT em encomendas de valor superior a 39€ em produtos. NÃO aplicável a envios para as Ilhas.
  • Em situações de envio grátis, este só é válido para o continente. A entrega grátis NÃO é aplicável a envios para as Ilhas.

Entrega Grátis na Alensa.pt

A Alensa oferece entrega grátis em encomendas superiores a 39€ através da transportadora CTT, antes de serem aplicados quaisquer descontos. - excepto em envios para as ilhas da Madeira e dos Açores, onde o envio gratuito NÃO é aplicável.

A Alensa.pt ocasionalmente dispõe de promoções de entrega grátis. Ofertas especiais e preços são válidos conforme indicado no site Alensa.pt, em campanhas enviadas por e-mail ou redes sociais, no momento da compra. A duração e condições de promoção serão claramente indicadas em cada promoção. Estas devem ser respeitadas para que a promoção seja válida e aplicável.

Envio após Pagamento

A Alensa.pt só enviará as encomendas após a recepção do pagamento. (excepto em casos de entrega à cobrança). Todas as encomendas são expedidas a partir do nosso stock geral na República Checa Alguns parâmetros específicos de lentes de contacto, devido à sua especificidade, podem não estar em stock no momento da compra. A Alensa reserva as lentes para o cliente e encomenda-as imediatamente diretamente ao fabricante. O pagamento é efectuado quando a encomenda é realizada e não quando é expedida. O pagamento dos artigos não disponíveis em stock deve ser efectuado imediatamente para confirmar a sua reserva.

Serviço adicional: seguro de encomenda

Mediante uma taxa adicional, tem a opção de fazer um seguro para a sua encomenda. Este seguro cobre os envios na eventualidade de estes serem extraviados ou danificados durante o transporte. Isto significa que assim que confirmarmos que a sua encomenda está perdida ou danificada de alguma forma, iremos enviar imediatamente uma nova encomenda contendo os mesmos produtos, sem a necessidade de iniciar primeiramente o protocolo de reclamações descrito abaixo. Se o seu pedido contiver produtos especiais feitos por medida como óculos graduados ou combinações de lentes únicas, tenha em consideração que estes demorarão algum tempo adicional para preparar.

Adicionar Produtos

Tenha em consideração que, devido ao elevado volume de encomendas processadas pelo nosso armazém, nem sempre é possível adicionar ou modificar encomendas concluídas. Se pretende adicionar mais informações a uma encomenda ou alterar uma encomenda já concluída, contacte imediatamente o nosso serviço de apoio ao cliente e será avaliada a possibilidade de atender ao seu pedido de acordo com o estado da encomenda e em base individual. Este serviço só está disponível durante o horário de funcionamento do serviço de apoio ao cliente (das 8h às 15:30h). A sua encomenda é considerada concluída após o pagamento. Se pretender acrescentar algo a uma encomenda já paga, terá de efectuar uma nova encomenda e serão aplicadas taxas de entrega adicionais, com excepção no caso do utilizador nos informar que pretende receber mais do que uma encomenda na mesma entrega.

8. Tempo da Entrega

Empresa de Entrega Tempo estimado para Entrega
FedEx 1–2 dias após expedição
CTT 3–4 dias após expedição
CTT para Madeira e Açores 3–5 dias após expedição
MRW Continental 3–4 dias após expedição
Ponto de recolha DPD (Chronopost) 3–4 dias após expedição
UPS Express 1–2 dias após expedição

Nota:

  • As encomendas pagas antes das 11:00 AM são expedidas no mesmo dia.
  • As encomendas pagas após as 11:00 AM são expedidas no próximo dia útil.
  • Não expedimos encomendas aos fins de semana.
  • Os prazos de entrega são estimados e são calculados a partir do dia em que a encomenda é expedida, não necessariamente no dia em que a encomenda é realizada.

Acompanhar Encomenda

A Alensa processa um elevado número de encomendas diariamente, pelo que o cliente é responsável pelo rastreamento da sua própria encomenda. O cliente receberá um código de rastreio que lhe permitirá seguir a encomenda online. Caso não tenha recebido este código na mensagem de correio electrónico que confirma a expedição da sua encomenda, deve contactar o nosso serviço de apoio ao cliente. O serviço de apoio ao cliente irá fornecer-lhe um código de rastreio, mediante solicitação.

Prazo de Entrega de Produtos fora de Estoque

Algumas lentes de contacto com combinações únicas de parâmetros podem não estar disponíveis e em stock. Reservamos imediatamente estes produtos para si e encomendamo-los diretamente ao fabricante. Isto significa que estes produtos terão um prazo de entrega estimado mais longo. A expedição de lentes de contacto especiais ou com combinações personalizadas, que não são frequentemente armazenadas, dependendo das condições de entrega dos nossos fornecedores, podem demorar entre 2-4 semanas.

Ao escolher e encomendar as suas lentes, será apresentada uma indicação da data estimada mais próxima de envio na página do produto. Esta informação poderá alterar quando tiver seleccionado os parâmetros das suas lentes de contacto. O cliente é responsável por verificar esta informação durante o processo de encomenda.

Prazo de Entrega de Produtos fora de Estoque Prazo de Entrega de Produtos fora de Estoque

Depois de selecionar os parâmetros específicos, é apresentada uma nova estimativa do tempo de envio para esses parâmetros, como indicado acima. Por favor, tenha em consideração que a informação "em estoque" indica a disponibilidade geral de um produto da nossa empresa. Não significa necessariamente que a sua combinação única estará em estoque. Por favor, consulte apenas a data prevista de entrega indicada na parte lateral dos menus para obter informações sobre o envio da sua encomenda específica. Qualquer atraso previsto na entrega será confirmado ao continuar na página do carrinho de compras e novamente no e-mail de confirmação da encomenda. O cliente será informado se apenas uma parte da sua encomenda estiver em estoque no momento da confirmação da encomenda, e a encomenda só será expedida quando todos os artigos estiverem disponíveis. A Alensa reserva o direito de ajustar a disponibilidade e os prazos de entrega estimados após a encomenda ter sido realizada.

Encomendas que contêm produtos em Estoque e fora de Estoque

Depois de seleccionar os parâmetros correctos para cada um dos artigos pretendidos e antes de finalizar e pagar a encomenda, é necessário prestar muita atenção ao prazo de entrega previsto para cada produto individual no seu cesto de compras.

Pode haver situações em que um fabricante esteja a passar por complicações operacionais e o nosso fornecimento de armazém não esteja totalmente coberto. O tempo de entrega depende sempre directamente das condições dos nossos fornecedores e pode demorar várias semanas. Os artigos fora de estoque incluem lentes de contacto por encomenda, lentes com parâmetros dióptricos muito invulgares, etc., que não dispomos em estoque fisicamente. Os prazos de expedição são indicativos e baseados no período mais recente. Isto indica a data prevista de expedição dos artigos do nosso armazém e faz parte da tabela onde o comprador introduz os parâmetros dióptricos.

Visualização prévia dos dados de expedição:
Prazo de Entrega de Produtos fora de Estoque Prazo de Entrega de Produtos fora de Estoque

Ao confirmar e efetuar o pagamento da encomenda, o cliente aceita que a totalidade da encomenda só será expedida quando todos os produtos estiverem em estoque. A expedição de produtos que estão em estoque antes do despacho de produtos que não estão, só será permitida em condições especiais. Se pretendido, o cliente pode pagar uma taxa de entrega adicional (igual aos custos de entrega regulares) para receber as mercadorias em estoque em uma encomenda separada, e por conseguinte, os restantes artigos serão expedidos assim que se encontrarem novamente disponíveis.

9. Problemas com a Entrega

A DHL requer uma assinatura no ato da entrega. Certifique-se de que alguém está presente no seu endereço de entrega durante o horário de expediente de segunda a sexta-feira. As entregas não são efectuadas aos fins-de-semana.

Não nos responsabilizamos por eventuais atrasos na entrega causados pelos nossos parceiros logísticos ou por situações fora do nosso controlo, tais como condições meteorológicas, feriados, etc. Tenha em consideração que estamos a fornecer uma data de entrega estimada , sugerida pelos nossos parceiros de distribuição. Em casos raros, algumas encomendas podem chegar mais tarde do que o previsto. Para garantir a entrega o mais rápido possível, indique o seu endereço completo (nome da rua, número da porta, código postal e localidade) e um número de telefone, para que os nossos parceiros logísticos o possam contactar, se necessário. Após a expedição da sua encomenda, receberá um código de rastreio via email que lhe permitirá acompanhar a encomenda no portal da transportadora. Não hesite em contactar-nos se identificar algum problema com o código de rastreio. Os nossos representantes do serviço de apoio ao cliente responderão às suas perguntas com prontidão e eficiência.

Se uma encomenda não puder ser entregue por qualquer motivo, poderá ser retida em uma estação de correios local ou num centro logístico para que seja efectuada uma nova tentativa de entrega. Se não for reclamada, a encomenda poderá ser-nos devolvida ou destruída. Por conseguinte, é da responsabilidade do comprador assegurar que a encomenda é recebida no endereço fornecido e comunicar / confirmar directamente com a transportadora todos os detalhes, no caso de a encomenda estar em trânsito ou retida num ponto de recolha. As encomendas destruídas não serão substituídas ou reembolsadas.

Protocolo de Revindicação

Na eventualidade de uma encomenda ser considerada extraviada ou entregue de forma incorrecta, iniciaremos uma reclamação junto dos nossos parceiros de entrega em seu nome. Para iniciar a reclamação, são necessárias duas confirmações:
1.) Uma declaração juramentada assinada pelo cliente declarando que a encomenda não foi recepcionada, a qual deve ser enviada no prazo de 20 dias a contar da data da alegada entrega.
2.) Verificação / confirmação por parte da empresa de entregas de que a encomenda foi manipulada.
Assim que a reivindicação estiver em curso, iremos proceder à restituição do seu dinheiro ou enviar-lhe uma encomenda de substituição, o que preferir. Não processamos reembolsos ou enviamos encomendas de substituição enquanto a encomenda actual estiver em trânsito e até que seja oficialmente declarada extraviada pela transportadora. No entanto, se tiver comprado o nosso seguro de encomendas, será possível expedir de imediato uma encomenda de substituição, e não será necessário aguardar até que a reclamação seja processada.

Embalagem Danificada

As lentes de contacto e acessórios são fornecidos num recipiente robusto de tamanho suficiente para garantir que são entregues sem danos e em óptimas condições. No entanto, na eventualidade de a caixa se encontrar danificada no acto da entrega, NÃO ACEITE a embalagem do correio e especifique o motivo na nota de entrega, como por exemplo "danos substanciais na caixa", " derrame de líquido", etc. Por favor, contacte-nos imediatamente para que para que possamos resolver o problema rapidamente e proceder a uma entrega nova.

10. Garantias e Devoluções

Se o artigo adquirido, na sua embalagem ou nas instruções de utilização anexas, indicar uma data de validade de acordo com disposições legais especiais, o período de garantia terminará na data de validade. Por norma, fornecemos lentes de contacto com um prazo de validade superior a 24 meses. meses. O prazo de validade está impresso em todos os produtos e embalagens. Se tiver alguma dúvida sobre estes prazos de validade, contacte a nossa equipa de apoio ao cliente via email em info@alensa.pt

As devoluções devem cumprir todas as seguintes condições:

  • Só é possível devolver produtos comprados na nossa loja virtual
  • As caixas de lentes ou outras embalagens devem estar lacradas, intactas e em condição de revenda*
  • A mercadoria deve ser devolvida por completo, sem nenhum componente em falta
  • A devolução de armações, óculos graduados e óculos de sol está descrita abaixo
  • O serviço de atendimento ao cliente deve ser sempre contactado antes de efectuar a devolução de mercadorias
  • Os produtos devolvidos durante o período de cancelamento (no prazo de 30 dias após a recepção) serão totalmente reembolsados
  • As devoluções de produtos selados, efectuadas após o termo do prazo de 30 dias a contar da recepção, serão avaliadas de acordo com a garantia e data de validade dos produtos. (como referido acima, o produto tem de se encontrar em condições de revenda). Salientamos que os produtos devem ser devolvidos à Alensa no prazo máximo 365 dias a partir da data de compra original.
  • Se a Alensa cometeu um equívoco e enviou os produtos errados, deve reportar este facto ao serviço de apoio ao cliente dentro do prazo de 30 dias após a recepção dos artigos
  • *Em conformidade com as normas de saúde e segurança da UE

A política de devolução aplica-se a:

  • Devoluções feitas dentro do período de cancelamento (30 dias)
  • Devoluções de produtos não abertos, não usados e não danificados dentro da garantia
  • Produtos enviados incorrectamente (a ser reportado dentro de 30 dias após recepção)
  • Garantia de Reembolso TopVue e Gelone (apenas possível dentro de 60 dias após a recepção)
  • Produtos a serem enviados para verificação e controle de qualidade

O cliente deve seguir todas as directrizes estabelecidas na página de política de devolução ao devolver um produto.

Devolução de óculos de sol e óculos graduados:

Os nossos óculos possuem uma garantia de dois anos em caso de danos. Pelo contrário, se desejar devolver óculos graduados ou de sol, só poderá fazê-lo dentro do período de cancelamento de 30 dias. Os produtos não devem ter sido utilizados ou danificados. A embalagem original não deve ter sido danificada. Se desejar devolver ou trocar óculos de sol ou armações, solicitamos que devolva o produto completo, incluindo o estojo, a caixa externa e tudo que foi enviado dentro da caixa: panos de limpeza, adesivos e etiquetas de identificação. Em outras palavras, o produto precisa estar exatamente nas mesmas condições em que estava no momento do recebimento. O produto é considerado incompleto sem algum desses itens. No caso de algum item se encontrar em falta ou danificado, a devolução ou troca não será possível. Agradecemos a sua compreensão e cooperação.

Os óculos de sol, armações e óculos de grau são entregues em óptimas condições e são cuidadosamente verificados quanto à qualidade antes do envio. No caso raro de um destes chegar danificado ou apresentar defeitos imediatos, contacte o serviço de apoio ao cliente, iremos verificar a situação e apresentar resolução. No entanto, reclamações sobre danos causados por uso indevido, cuidado incorrecto ou desgaste normal e uso frequente, não são elegíveis para compensação. Descontos adicionais ou compensação não serão atribuídos por danos causados pelo próprio cliente.

As lentes de grau são fabricadas com base em requisitos individuais específicos e, portanto, não são elegíveis para devoluções. Apenas as armações se qualificam para um possível reembolso. Esta condição é aplicável a partir do momento em que a encomenda das lentes graduadas é paga , mesmo que ainda não tenham sido enviadas ao cliente.

O Cliente também reconhece que, no caso de efectuar uma compra separada de uma armação de óculos, o Vendedor não será responsável por danos causados à armação resultante de montagem não profissional das lentes por terceiros.

Cada Troca e Retorno deve seguir este procedimento:

A Alensa não é responsável por devoluções que não tenham seguido o procedimento aqui indicado. Primeiramente, por favor, entre em contacto com nosso serviço de apoio ao cliente através do formulário de contacto disponível através do nosso portal ou via e-mail explicando o motivo do retorno, bem como para facultar todas as informações adicionais necessárias (número de encomenda, descrição completa dos itens, etc). A nossa equipa irá analisar o seu pedido para garantir que ele cumpre todos os critérios de troca / devolução e irá aconselhá-lo sobre como proceder.

Os nossos representantes de atendimento ao cliente esforçam-se para responder dentro do prazo de 1-2 dias úteis. Quando o seu retorno ou troca tiver sido aprovado, iremos proceder ao envio de um e-mail com instruções detalhadas de como retornar o artigo(s).


Por favor, envie embalagens não abertas e não danificados de lentes de contacto (ou soluções de lentes) por correio em uma caixa resistente, não em um envelope, para garantir que eles não serão danificados durante o transporte. Inclua uma prova de compra da Alensa.pt, bem como instruções sobre a acção esperada. Caso precise de novos parâmetros, por favor inclua informações exactas com o seu pedido. Se está a aguardar um reembolso para sua conta bancária, por favor inclua todas as informações necessárias para que possamos fazer a transferência. Se o pagamento foi feito on-line, o reembolso será emitido automaticamente para sua conta do PayPal ou para o cartão com o qual o pagamento foi realizado.

Certifique-se de efectuar a devolução através de CTT registado e de receber um comprovativo referente ao retorno por parte da transportadora, em que apresente código de rastreio! O serviço de atendimento ao cliente irá solicitar a respectiva informação se suspeitar de alguma falha na devolução. A Alensa não se responsabiliza por devoluções realizadas fora dos termos aqui definidos.

Custo do Retorno

O cliente é responsável pelos custos de envio associados à devolução do(s) produto(s). A Alensa.pt não fornece uma opção pré-paga para devoluções de produtos encomendados incorretamente ou não mais necessários. No entanto, se a Alensa.pt for considerada culpada por uma encomenda incorreta ou danificada, os custos de troca ou de retorno serão cobertos e a Alensa.pt lhe enviará as novas lentes sem custos adicionais ou efetuará um reembolso.

Tempo do Processo de Devolução

A Alensa.pt confirmará que recebemos os seus itens devolvidos e o atualizaremos sobre o estado da sua nova encomenda. Nós nos esforçamos para verificar todos os retornos dentro de 30 dias. Por favor, não hesite em contactar o nosso serviço ao cliente se sentir que há qualquer atraso.

Tenha em atenção que o procedimento de devolução levará um pouco mais de tempo ao devolver óculos na sua embalagem original e não danificada. Isto ocorre devido ao fato de que a autenticidade e a condição dos óculos devolvidos deve primeiro ser cuidadosamente investigado e verificado pelo nosso departamento de estoque.

O comprador concorda em respeitar o tempo de processamento necessário para cada avaliação .

11. Reclamações Sobre Produtos e Serviços

A Alensa.pt não aceitará queixas nos casos em que o produto já tenha sido descartado e não possa ser investigado. Por favor, evite descartar produtos suspeitos de defeitos e forneça provas fotográficas de qualquer falha ou dano visível. Em caso de reclamação, o comprador deve primeiro notificar o nosso departamento de atendimento ao cliente, momento em que serão informados sobre como proceder. Se um produto precisar ser devolvido, o cliente deve seguir o procedimento indicado na nossa página de política de troca e devolução.

As queixas sobre os produtos TopVue e Gelone são normalmente tratadas de acordo com os termos da nossa garantia de devolução do dinheiro, desde que todas as condições tenham sido cumpridas.

A Alensa.pt é um vendedor on-line que trabalha com lentes de contacto e produtos relacionados, não um especialista óptico ou entidade médica profissional . Isso significa que não podemos legalmente fornecer lentes de teste ou lentes avulsas. A Alensa só é capaz de lidar com caixas completos.

Reclamação de uma encomenda paga com um cupão de oferta

Em caso de reclamação de uma encomenda paga por um cupão, o montante pago pelo cupão é reembolsado na forma de um crédito na conta do cliente do Comprador que aplicou o cupão. Se a compra foi efectuada com um cupão e fundos (pagamento adicional), o Comprador pode decidir como pretende devolver o pagamento adicional (à conta bancária do Comprador ou também sob a forma de um crédito na conta do cliente).

Suspeita de Lentes Defeituosas ou Reclamações Sobre Qualidade

Se tem alguma queixa sobre a qualidade de suas lentes (vermelhidão, visão turva, sensação desconfortável, secura), podemos enviar as lentes para o fabricante, em seguida, executar uma verificação de qualidade completa das lentes em questão. Por favor tenha em conta que este processo demorará até um mês, uma vez que aguardamos o resultado final do produtor. Algumas lentes poderão ter de ser enviadas para o estrangeiro para análise, o que também pode ter impacto na duração deste processo, no entanto, qualquer tipo de reclamação será tratada no prazo de 30 dias. Quando um erro de fabricação é reconhecido, nós lhe enviamos novas lentes com a mesma combinação de parâmetros gratuitamente. Se, no entanto, for determinado que não há erro de fabricação, não podemos reembolsá-lo pelas lentes ou enviar um novo par.

Se deseja devolver um produto danificado ou defeituoso, por favor, embale-o em uma caixa rígida e envie-o por correio registado. Isso é para evitar danos durante o transporte. As lentes que foram danificadas em trânsito não serão aceitas, devolvidas ou substituídas. Para que o fabricante realize uma verificação completa, precisarás enviar as lentes e TODAS as embalagens, incluindo a caixa original e todos os blisters restantes, fechadas, impressas com o número LOT dos produtos. Ao devolver qualquer lente de contacto que tenha sido descompactado (ou usado), deves impedí-lo de secar durante o transporte: coloque a lente em um estojo com solução e feche-a firmemente. Como cada caso de devolução é único, aconselhamos que entre em contacto com o nosso atendimento ao cliente para especificar os detalhes exactos da devolução (quantas lentes serão devolvidas, se o pacote foi aberto ou está fechado, se a caixa será incluída no retorno, comunicação do número do LOT, etc) em info@alensa.pt . Os itens que desejas devolver devem ser acompanhados de uma carta descrevendo a falha do produto e o resultado esperado (um reembolso ou lentes em substituição).

Ao realizar uma reclamação sobre lentes de contacto/óculos com possíveis defeitos, lembre-se de que você será solicitado a fornecer uma receita válida. Embora não seja necessário apresentar sua prescrição ao comprar lentes online, você deve estar sempre de posse de uma prescrição válida, emitida há menos de um ano. Quando uma verificação de qualidade é realizada, esta prescrição é necessária para conferir se as dioptrias das lentes que comprou correspondem ou não à prescrição real.

Se um defeito surgir no prazo de seis meses após a recepção e tiver sido claramente identificado como sendo um defeito genuíno, o produto será considerado como defeituoso no momento da recepção. O comprador pode exercer o seu direito de reclamar de um defeito no prazo de 24 meses após a recepção.

Insatisfação por ter recebido lentes com parâmetros errados

Sempre entre em contacto com o serviço de atendimento ao cliente imediatamente se perceber que recebeu os parâmetros errados nas lentes, de preferência antes de abrir qualquer uma de suas caixas. Caso tenhamos enviado a você os parâmetros incorretos, devido a um erro nosso, o reembolsaremos ou enviaremos novas lentes sem custo adicional. No entanto, no caso de você, o cliente, cometer um erro durante o processo de encomenda e as lentes que você encomendou não corresponderem aos parâmetros prescritos, a Alensa só poderá substituí-las ou reembolsá-las se estiverem fechadas, sem uso e sem danos. Você é obrigado a estar em posse de uma receita oficial com não mais de 1 ano ao comprar as lentes. Por favor, preste muita atenção enquanto encomenda para não introduzir os valores errados. Em caso de litígio, a Alensa tem o direito de solicitar sua receita e verificar com seu pedido real.

As reclamações sobre recebimento de produto incorreto só podem ser efetuadas dentro de 30 dias após a data de entrega desse produto . As reclamações efetuadas depois de 30 dias após o recebimento do produto não serão mais aceitas. Portanto, recomendamos que sempre verifique seu produto imediatamente após o recebimento, e entre em contacto connosco o mais rápido possível, se um erro foi cometido.

Descontentamento com uma nova Marca de Lentes

Ao alternar para uma nova marca de lentes de contacto, mesmo se recomendado por um especialista, existe o risco de que esta nova marca não lhe seja compatível . O vendedor não é responsável por quaisquer complicações médicas ou desconforto que pode resultar de usar uma marca não prescrita de lentes. Sempre consulte seu especialista óptico antes de provar novas lentes. Cada usuário pode ter uma experiência diferente com o mesmo tipo de lentes. A Alensa não se responsabiliza por quaisquer problemas experimentados com as lentes compradas sem consultar previamente um óptico ou médico. Os clientes devem sempre estar em posse de uma prescrição válida e comprar apenas as lentes que foram prescritas pelo seu óptico de confiança. Isso também se aplica a soluções de lentes, colírios e sprays.

Trocamos ou reembolsamos lentes de contacto ou outros produtos em que a embalagem estiver fechada e não estiver danificada.

Insatisfação com o Efeito das Lentes Coloridas

O efeito final das lentes coloridas é muito subjetivo e pode variar de acordo com várias condições e influências. Primeiramente, o efeito será influenciado pela pigmentação de seus olhos. Em segundo lugar, pode ser influenciado por factores externos, tais como condições de luz, maquiagem e escolha de roupas. Além disso, o tipo de lentes coloridas (intensas ou opacas) pode produzir um resultado diferente na cobertura de sua cor natural dos olhos. Porque é impossível prever o resultado para cada indivíduo, nós não fornecemos reembolsos em lentes coloridas na base da insatisfação com aparência. O cliente concorda, após a compra, que as lentes coloridas não são reembolsáveis, a menos que um erro ou defeito de fabricação seja reconhecido pelo fabricante.

Reclamações sobre óculos de sol, armações e óculos de vista

Óculos de sol, armações e óculos de vista são entregues em ótimas condições e foram cuidadosamente verificados quanto à qualidade antes do envio ao cliente. Nos casos raros em que um deles chegue danificado ou com defeitos imediatos, entre em contacto com o serviço de atendimento ao cliente e analisaremos o caso para auxiliá-lo. Não nos é possível aceitar reclamações sobre óculos se estes não tiverem sido devidamente utilizados de acordo com as instruções de utilização, ou se tiverem sido danificados devido a cuidados incorrectos com os óculos (por exemplo, limpando os óculos com um pano que não especialmente concebido para a limpeza de óculos, etc.). Além disso, os danos nos óculos devido à exposição a temperaturas extremas (por exemplo, sauna, carro aquecido, etc.) ou substâncias agressivas/abra­sivas (produtos capilares, água do mar, etc.) não são elegíveis para reclamações. A garantia dos óculos também não cobre defeitos causados pelo desgaste normal e pelo uso frequente. Não é possível conceder descontos ou compensações adicionais por danos causados pelo próprio cliente.

Caso suspeite de lentes com defeito em seus óculos graduados:

No entanto, se considerar que a qualidade de suas lentes está ruim ou que suas lentes estão com algum tipo de defeito, podemos solicitar que sejam enviadas para um controle de qualidade. Se for detectado um defeito ou se forem consideradas de má qualidade, iremos, obviamente, substituir ou reembolsar as lentes.

Para queixas de qualidade em relação à lentes monofocais , primeiro, entre em contacto com nosso atendimento ao cliente e certifique-se de enviar-nos uma prescrição válida - de no máximo 1 ano. Quando uma análise de qualidade é realizada, esta prescrição é necessária para verificar se as dioptrias das lentes adquiridas correspondem à prescrição real ou não. Será necessário devolver os produtos na íntegra (a armação, as lentes dos óculos, os acessórios incluídos, quaisquer etiquetas ou folhetos, etc.). Não remova as lentes da armação em hipótese alguma!

Para queixas de qualidade em relação à lentes multifocais/pro­gressivas , primeiro, entre em contacto com nosso atendimento ao cliente e certifique-se de enviar-nos uma receita válida - de no máximo 1 ano. Inclua também uma foto frontal, que mostre os óculos na sua cara (para avaliarmos a centralização das lentes) e uma foto lateral, de perfil, a utilizar os óculos (para determinar o ângulo da armação). Também será necessário devolver a mercadoria na íntegra (a armação, as lentes dos óculos, os acessórios inclusos, quaisquer etiquetas e folhetos, os pacotes de papel azul em que você recebeu as lentes de demonstração, o cartão azul, etc.). Não remova as lentes da armação em hipótese alguma!

Devoluções que foram adulteradas e/ou têm componentes ausentes não serão aceitas. Contacte sempre o nosso serviço de apoio ao cliente antes de devolver os óculos!

Por favor, devolva os óculos anunciados na caixa original, incluindo o pano de limpeza.

Reclamações Sobre o Site e Conteúdo

A Alensa reserva-se no direito de alterar o conteúdo do nosso site a qualquer momento. O nosso objetivo é fornecer aos nossos clientes informações atualizadas, mas não podemos ser responsabilizados por informações ou erros temporariamente deturpados. Isso também se aplica a problemas técnicos causados por ataques maliciosos ou software (vírus, hackers, etc.). Se encontrar algum problema com o nosso site ou o seu conteúdo, notifique o nosso serviço de atendimento ao cliente para que possamos corrigir esses problemas.

Os comentários feitos por clientes no nosso site não representam opiniões da Alensa.pt e devem ser considerados subjetivos. Essas observações não devem ser interpretadas como orientações ou conselhos de qualquer forma. A Alensa.pt tentará editar e corrigir qualquer informação potencialmente enganosa ou incorreta. Usuários problemáticos ou abusivos serão tratados como tal.

As fotos no site destinam-se a ilustrar uma versão real dos produtos oferecidos, mas não são fotos do produto exato que o cliente receberá. Fotos de produtos que exibem números de itens, datas de validade, etc., quando encomendados, terão números diferentes dos destas fotos, exclusivos da sua versão do produto. Alguns dos nossos produtos podem ser produzidos em várias instalações em diferentes locais, porém são todos pertencentes ao mesmo fabricante original. Uma foto de produto pode mostrar um local de fabrico diferente em relação ao produto que receberá. Esses tipos de diferenças de identificação baseadas em localização/da­tas/diferenças de identificação únicas, não significam de forma alguma que o produto que receber não seja o suposto. Reclamações baseadas nesses tipos de diferenças de impressão lógicas e óbvias entre as fotos do site e os produtos recebidos não serão aceitas.

12. Resolução Alternativa de Disputa

O consumidor tem o direito de exigir a resolução alternativa de litígios se não estiver satisfeito com o resultado de uma queixa ou se acreditar que o vendedor violou seus direitos de consumidor. O consumidor pode entrar em contacto com o vendedor por e-mail em info@alensa.pt . Se o vendedor se recusar a efectuar a correção ou não responder à consulta num prazo de 30 dias, o consumidor tem o direito de apresentar uma queixa a uma entidade alternativa de resolução de litígios, legalmente vinculada à legislação portuguesa e à legislação da União Europeia (SI n.º 343 de 2015).

O consumidor também pode apresentar uma queixa online através da plataforma européia de resolução de litígios on-line (plataforma ODR), através do link: https://ec.europa.eu/consumers/odr.

A definição de "consumidor" para efeitos de resolução alternativa de litígios abrange as pessoas singulares que atuam fora do seu comércio, das suas atividades comerciais, dos seus ofícios ou profissões. No entanto, se o contrato for celebrado para fins parcialmente dentro e fora do âmbito de atividade da pessoa (contratos de dupla finalidade) e se o objectivo comercial for tão limitado que não predomine no contexto global do fornecimento, essa pessoa também deve ser considerada como um consumidor. A resolução alternativa de litígios é aplicável aos processos de resolução extrajudicial de litígios relativos a obrigações contratuais decorrentes de contratos de venda ou de prestação de serviços entre um comerciante e um consumidor. A Resolução Alternativa de Disputas só se aplica aos contratos de compra de longa distância. A resolução alternativa de litígios não se aplica a litígios cujo valor não exceda 20€. A entidade ADR pode aplicar uma taxa nominal ao consumidor para a apresentação da queixa, que não pode exceder 5€, incluindo IVA.


Volte para o Menu

13. Retirada do Contrato

Rescisão do contrato de compra

Nos termos da legislação da UE, todos têm o direito de rescindir um contrato no prazo de 30 dias a contar da recepção da mercadoria. Em caso de retirada do contrato, o Comprador deverá observar as seguintes condições:

Os Bens Devolvidos Devem estar Completos

As mercadorias não devem ser utilizadas ou danificadas. A embalagem original não deve ser aberta. Se o consumidor abrir a embalagem original, o produto não poderá mais ser utilizado por razões de higiene e segurança. Esse produto não é mais reutilizável e não pode ser devolvido. Isso exclui óculos de sol e armações de óculos. Se desejar devolver ou trocar óculos de sol ou armações de óculos dentro de 30 dias da data de recebimento da mercadoria, exigimos que devolva o produto completo, incluindo a caixa de óculos, a caixa externa, os panos de limpeza e quaisquer adicionais. O produto é considerado incompleto sem todos esses itens e, como tal, um reembolso ou troca não será feita.

As lentes de grau são fabricadas com base em requisitos individuais específicos e, portanto, não são elegíveis para devoluções. Apenas as armações se qualificam para um possível reembolso. Esta condição é aplicável a partir do momento em que a encomenda das lentes graduadas é paga , mesmo que ainda não tenham sido enviadas ao cliente.

Documentação Necessária

Favor anexar o comprovante de compra emitido pela Alensa.pt, sua cópia ou o seu número de pedido. Não se esqueça de incluir seu número de conta bancária, se necessário.

As Mercadorias Devem ser Devolvidas na Condição Original

Por favor, envie as mercadorias devolvidas em uma caixa de papelão rígida em vez de um envelope (mesmo que seja um envelope antichoque). Se a remessa sofrer danos durante o transporte, não estamos obrigados a aceitá-la. Em caso de retirada do contrato, se o Comprador cumprir as condições acima, receberá um reembolso total incluindo os custos de envio originais. O Comprador arcará apenas os custos incorridos na devolução das mercadorias. O reembolso será creditado na conta do cliente dentro de 2-10 dias do recebimento das mercadorias devolvidas em condição acima mencionada.

Preço e Procedimento para Devoluções

Se todas as condições necessárias foram cumpridas, o comprador obterá um reembolso total. As despesas de envio da devolução são da responsabilidade do comprador. Todas as devoluções devem ser processadas de acordo com as informações e condições da nossa troca & política de devolução.

Em caso de rescisão do contrato de compra de uma encomenda paga por um cupão, o montante pago pelo cupão é devolvido sob a forma de um crédito na conta do cliente do Comprador que utilizou o cupão. Se a compra foi paga com um cupão e fundos (recarga), o Comprador pode decidir de que forma pretende devolver a recarga (à conta bancária do Comprador ou também sob a forma de um crédito na conta do cliente).

14. Politica de Privacidade

A proteção e o processamento de dados pessoais são regidos pela seguinte política de privacidade .