Óculos progressivos: o que são e como o beneficiam?

Ao encomendar óculos na Alensa, você tem a opção de selecionar uma nova forma inovadora de lentes multifocais - lentes progressivas - para suas armações favoritas. Pode ser que você esteja familiarizado com as lentes bifocais ou trifocais, mais antigas, mas as lentes progressistas trazem o conceito a uma dimensão mais avançada. As lentes progressivas conseguem combinar perfeitamente três zonas de distâncias ópticas em uma lente de óculos, fornecendo correção de visão para curtas, médias e longas distâncias. As lentes multifocais progressivas basicamente eliminam as linhas e texturas visíveis nas lentes, que caracterizam os óculos bifocais e trifocais. Não é errado chamá-los de "trifocais aprimorados", pois fornecem uma solução tudo-em-um mais elegante, com transições invisíveis entre as zonas de distância, para aqueles que precisam de correção multifocal.

Mulher com óculos progressivos

Qual é a aparência de uma lente progressiva?

A lente é projetada assimetricamente, para acomodar a maneira como os olhos funcionam. Cada zona de distância passa gradualmente para a outra, sem interrupções.

    1.  A metade superior da lente é usada para a visão ao longe, por exemplo, para ver uma paisagem ou estrada.

    2.  A área central ajuda a ver as coisas a uma distância intermediária, por exemplo, um computador ou o painel do carro.

    3.  A parte inferior da lente é projetada para a visão de perto, por exemplo, para ler um livro ou usar um smartphone.

    4.  As áreas laterais são sempre ligeiramente desfocadas ou distorcidas, devido à forma como as lentes progressivas são construídas, para garantir o seu funcionamento adequado. Isso é chamado de distorção periférica.

Zonas da lente progressiva

Ver através de cada zona normalmente funciona inclinando levemente a cabeça e mudando o foco para uma zona diferente da lente.

Quem precisa destas lentes?

Lentes progressivas são usadas para corrigir uma condição de visão chamada presbiopia. Esta condição geralmente está associada à idade e torna mais difícil ver as coisas de perto, além de quaisquer outros erros de refração que o paciente possa ter (miopia, astigmatismo, etc.). Isso requer óculos ou lentes de contacto que tenham uma correção adicional (grau de adição), permitindo ao usuário ver mais uma vez claramente em todas as distâncias. Frequentemente, você verá este valor de grau para perto descrito como ADIÇÃO na prescrição. Como mencionado antes, os óculos progressivos são um aprimoramento dos óculos bifocais. Assim como os óculos trifocais, os progressivos/mul­tifocais fornecem uma correção para curtas, médias e longas distâncias, enquanto os bifocais não incluem o campo de distância média. Desta forma, este tipo de lente é para usuários que, por exemplo, precisam de uma lente para ler um livro, olhar para a tela do computador e ver o que está à volta, com clareza, tudo na mesma lente.

COMPRE ÓCULOS

Quais são as vantagens das lentes progressivas?

Existem vários benefícios enormes em mudar para óculos multifocais/pro­gressivos:

  • Com apenas um par de óculos, você tem todos os problemas resolvidos, pois eles fornecem correção de visão precisa em todas as distâncias.
  • Não há linhas fortes e visíveis separando as zonas ópticas, o que significa que seus óculos ficarão mais modernos.
  • Como as zonas mudam gradualmente entre si, você não notará mais "saltos de imagem" (onde uma imagem muda abruptamente de forma/posição quando vista de uma zona óptica diferente).
  • Suas lentes progressivas receberão um incrível conjunto de tratamentos padrão em nossa loja.
  • Você pode aprimorar suas lentes ainda mais, com um filtro de bloqueio de luz azul, tratamento fotocromático ou transformá-las em lentes de óculos de sol, com coloração permanente.
  • Você pode escolher entre diferentes categorias de lentes progressivas, dependendo de suas necessidades.

O que ter em mente em relação às lentes progressivas

Para quem deseja usar óculos progressivos, há algumas coisas que precisam ser observadas:

  • Aprender como alternar entre as zonas ópticas da lente acontece naturalmente, mas leva algum tempo para seu cérebro se ajustar. Você pode achá-los um pouco desconfortáveis no início, mas, com o passar do tempo, você os achará muito mais confortáveis do que os óculos bifocais. No entanto, um número muito baixo de pessoas acaba por não se adaptar totalmente ao uso desse tipo de lente.
  • As distorções periféricas são inevitáveis para qualquer tipo de lente progressiva. Seu olho e cérebro geralmente adaptam-se bem a isso e você aprende a ver através de cada zona com eficiência, sem ser incomodado por quaisquer distorções laterais.
  • As lentes progressivas têm um preço um pouco mais alto, mas oferecem muitos benefícios em troca.

Qual é a diferença entre nossos tipos de lentes progressivas?

Nossas lentes progressivas “Classic” são as mais básicas e fornecem todas as necessidades básicas para quem procura uma lente progressiva sólida e eficiente. Escolher uma lente mais avançada ("Advance", "Premium" ou "Deluxe+"), entretanto, aumenta o conforto e a qualidade da lente. Tecnologias mais avançadas são usadas para reduzir as distorções periféricas e ampliar as zonas ópticas para distâncias intermediárias e próximas. Portanto, a escolha entre lentes com campo de visão mais básico ou mais avançado é sua.