Como interpretar sua prescrição de lentes de contacto

Comprando lentes de contacto on-line? Ótimo! Estás prestes a economizar tempo e dinheiro valiosos. Mas primeiro, precisas saber quais lentes são adequadas para si e como ler a receita do seu especialista óptico. Depois de ter a introdução às lentes de contacto e depois de ter passado por um exame optométrico, seu especialista óptico sugerirá uma determinada marca e modelo de lentes de contacto para si, com base nas características de seus olhos e na natureza de seus problemas de visão. Não existe somente diferença entre as lentes descartáveis ​​diárias, as lentes quinzenais e as lentes de contacto mensais, mas também existem diferenças entre as marcas, que poderão fazer variar a adaptação às lentes de pessoa para pessoa. Por isso é importante seguir as sugestões do seu óptico de confiança. Não se esqueça de que também precisas de um exame e uma receita antes de encomendar lentes de contacto coloridas, mesmo aquelas sem correção de visão. E a sua prescrição para óculos NÃO é a mesma que uma receita para lentes de contacto. Falaremos mais sobre isso depois. Agora, vamos explicar todos esses números e abreviações da sua receita.

Visão geral dos parâmetros

Sua prescrição tem três componentes básicos: os parâmetros, marca(s) recomendada(s) de lentes de contacto e quaisquer instruções especiais. Para melhor orientá-lo, criamos uma rápida visão geral de todos os parâmetros e suas abreviações comuns.

Abbreviation Explanation
OD / R
OS / OE / L
OU
SP(H), PWR ou D
CYL ou CP
X ou AX
ADD
BC
DIA
PL
EXP
  Oculus Dexter indica os parâmetros para o olho direito
  Oculus Sinister indica os parâmetros para o olho esquerdo
  Oculus Uterque indica quando os parâmetros são idênticos para ambos os olhos
  Esfera, potência ou grau esférico indicam o valor da graduação para perto e longe (+ ou -)
  Cilindro ou grau cilíndrico indica astigmatismo e sobre a curva vertical do globo ocular
  Eixo indica a direção do grau cilíndrico
  Potência de adição indica um grau extra para lentes multifocais
  Curva base indica a medida de curvatura e como a lente se ajusta ao globo ocular
  O diâmetro descreve a largura da lente
  Plano indica lentes coloridas sem graduação
  Data de expiração indica quando as lentes perdem a validade

Esta tabela irá guiá-lo através da seleção dos parâmetros corretos de acordo com o conselho do seu óptico. Embora forneça muitas respostas, ainda podem restar algumas dúvidas. Abaixo, abordamos algumas das perguntas mais frequentes de nossos clientes.

Olho Esquerdo ou Direito?

Seu especialista óptico pode indicar isso com um simples „OE“ (olho esquerdo) e „OD“ (olho direito) ou com os termos latinos „Oculus Dexter“ (à direita) e „Oculus Sinister“ (à esquerda). Se precisar de uma dioptria diferente para cada olho, será necessário clicar em „Selecionar valores para o segundo olho“ ao fazer seu pedido em nosso site. Ao fazer seu pedido, não há distinção entre olho esquerdo e direito, então pense neles como Olho nº 1 e Olho nº 2. Se possuir a mesma graduação para os dois olhos, não há necessidade de selecionar os segundos atributos! Basta preencher seus parâmetros uma vez e selecionar o número de caixas desejado.

selecione seus parâmetros para seu segundo olho na Alensa

Positivo ou Negativo?

És míope, que significa que não consegues enxergar bem à distância? Então sua graduação para correção será negativa. Vislumbres ou lutando para ver objetos próximos? Esta condição também é chamada de hipermetropia, e isso significa que sua graduação será positiva. Este valor pode ser indicado na sua receita como valor de potência “PWR” ou esfera „SPH“. Tenha cuidado ao selecionar sua graduação, pois um pequeno deslize pode causar uma grande diferença na visão. Se você tiver encomendado a graduação errada acidentalmente, sempre poderá devolver as caixas não abertas de acordo com nossa Política de Troca e Devolução.

Posso utilizar minha prescrição de lentes de óculos para lentes de contacto?

NÃO! Os parâmetros para óculos e lentes de contacto podem ser muito diferentes, devido ao local onde as lentes de cada um se posicionam em relação ao globo ocular. Os óculos ficam alguns centímetros à frente dos olhos, enquanto as lentes de contacto se encaixam diretamente nos globos oculares. Além disso, sua prescrição de óculos não contém as informações necessárias sobre a curva de base das lentes de contacto apropriadas e o diâmetro certo para si.

Como eu escolho cilindro e eixo para lentes tóricas?

Cilindro e eixo são duas medidas em lentes de contacto tóricas, necessárias para corrigir o astigmatismo. O cilindro é uma correção extra que denota a gravidade do astigmatismo e tem um valor negativo expresso em incrementos de –0,25. O eixo é expresso em graus entre 0 ° e 180 °. Aconselhamos que consulte o seu especialista óptico se tiver alguma dúvida sobre estes dois parâmetros.

O que significa o grau de adição (ADD)?

Se sofres de presbiopia e precisas de lentes de contacto multifocais, sua receita pode incluir um acréscimo ou potência adicional para ajudar na visão de perto. Os valores de adição variam de +0,50 a +3,00. Algumas marcas de lentes oferecem poder de adição em valores baixos, médios ou altos. As lentes CooperVision têm uma distinção adicional entre o olho dominante e o não dominante, portanto, se tiveres alguma dúvida sobre o seu grau de adição para cada olho, consulte o seu óptico de confiança.

A curva base e o diâmetro são importantes na escolha das lentes de contacto?

A curva base refere-se ao grau de curvatura da lente de contacto, ou quão próxima ela se encaixa no globo ocular. Uma baixa curva base, como 8,40, significa que a lente é mais curvada e se ajustará mais precisamente ao olho. Um valor maior, como 8.70, indica uma lente mais plana. O diâmetro refere-se à largura da lente e é expresso em milímetros, geralmente entre 13 e 15 mm. Uma ligeira diferença (0,1 ou 0,2 mm) provavelmente não terá qualquer impacto perceptível no seu conforto ou qualidade de visão. Porém o uso de lentes com BC ou DIA significativamente diversos do que lhe foi prescrito pode, às vezes, causar desconforto e visão distorcida, portanto, é essencial seguir a recomendação que consta em sua receita.

Eu perdi minha prescrição. Onde posso encontrar as informações que ela continha?

Na Alensa, podes comprar lentes de contacto sem prescrição. Se faz menos de um ano desde seu último exame optométrico e não notou nenhuma alteração na qualidade da visão, é sempre possível encontrar as informações necessárias da sua prescrição em sua caixa de lentes. Nós decodificamos isto para lhe ajudar aqui:


Descubra como podes decodificar os parâmetros em sua caixa de lentes de contacto

Lembre-se de que deves renovar sua receita pelo menos uma vez por ano. Mesmo que não tenhas notado nenhuma alteração em sua visão, é importante ser examinado pelo seu especialista óptico. De acordo com as leis de Portugal, é responsabilidade do comprador manter uma receita atualizada antes de comprar lentes on-line.

Posso adquirir lentes de teste?

Por favor, note que não estamos autorizados a fornecer lentes de teste. Somente seu especialista em cuidados com os olhos conhece seus olhos por dentro e por fora e pode receitar lentes em caráter experimental. Embora não sejam consideradas lentes de teste, oferecemos garantia de reembolso em nossas lentes TopVue. Se por algum motivo não se adaptar à elas, poderás devolvê-las.

Responder a # - Cancelar
MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt MRW DHL Chronopost
Top