Posso usar lentes de contacto para além do período recomendado?

posso usar lentes de contacto para além do período recomendado

Levante sua mão se já utilizastes suas lentes de contacto um pouco mais do que deveria? Infelizmente, a maioria de nós faz isso de tempos em tempos. Talvez faças isso para reduzir custos, quando estás um pouco mais apertado antes do dia de pagamento: o que são mais alguns dias usando as mesmas lentes, certo? Ou talvez tenhas lentes mensais, mas só as usa algumas vezes por mês. Certamente elas estão em condições para continuares usando após os primeiros 30 dias, certo? Ou simplesmente esquecestes de substituir suas lentes de contacto a tempo. Nós entendemos: a vida é agitada! Porém, é importante ficar atento à sua agenda de substituição de lentes de contacto e cumprí-la. Usar suas lentes para além do tempo indicado pode levar a desconforto, visão turva e, em casos mais graves, infecções. Vamos explicar por que isso não é recomendado e quais são os riscos.

O que acontece com as lentes de contacto se usá-las por mais tempo do que o recomendado?

As lentes descartáveis diárias, as lentes quinzenais e as lentes mensais não são projetadas para durar mais do que o período de uso especificado. As lentes de contacto diárias são lisas e finas, com um ajuste menos complexo, então sua estrutura frágil é menos durável. As lentes de contacto quinzenais são ligeiramente mais grossas e as lentes mensais são geralmente as mais grossas, pelo que também „sobrevivem“ durante muito tempo. Mas não deixe que isso te convença de que elas são invencíveis.

Todas as lentes de contacto gelatinosas são projetadas para permitir a passagem de uma quantidade saudável de oxigênio para a córnea (permeabilidade ao oxigênio), mas quando a lente excede sua vida útil, os caminhos internos que permitem o fluxo de oxigênio começam a se romper. Em resumo, quando utilizas as lentes por mais tempo, elas se desgastam. Isso significa que o ajuste, a resistência ao acúmulo de sujeira e proteínas e a permeabilidade ao oxigênio estão comprometidos. E estas são as possíveis conseqüências:

Lentes que não se ajustam aos olhos

Conheces a sensação de um par limpo e novo de lentes de contacto? É isso mesmo … não há um sentimento! Isso porque as lentes de hoje são projetadas para parecer quase como se não estivesses usando nada. Mas, quando as lentes foram usadas além do cronograma de reposição planejado, elas começam a ficar desgastadas. As lentes de contacto desgastadas serão desconfortáveis se forem utilizadas e podem ocasionar rapidamente a sensação de olhos irritados e doloridos.

Lentes que se rasgam

As lentes de contacto podem se rasgar, mesmo sob as melhores circunstâncias. No entanto, à medida que se tornam mais velhas e mais frágeis, eles podem rasgar-se mais facilmente. Se uma lente rasgar em sua mão, terás um pequeno inconveniente. No entanto, se uma lente rasgar-se em seu olho, terás um problema mais sério. Deverás remover todas as partes da lente que puder e visitar seu especialista óptico imediatamente, para remover com segurança todas as partes mais difíceis e evitar mais desconforto e infecções.

Falta de oxigênio

Para um olho saudável, é essencial que a retina, a córnea e outras partes recebam oxigênio suficiente. A permeabilidade ao oxigénio de cada tipo de lente de contacto diminui cada vez mais ao longo do tempo e, quando o tempo de uso prescrito foi excedido, as estruturas microscópicas na lente que transportam o oxigénio degradam-se e não conseguem fornecer uma permeabilidade adequada. Isso leva a olhos vermelhos e irritados, sensação de queimação e possivelmente complicações sérias a longo prazo.

Lentes sujas

Sujeira e outros contaminantes são chamados de depósitos. Infelizmente, os depósitos começam a se formar em suas lentes de contacto assim que são removidos da embalagem estéril. A limpeza adequada (de lentes quinzenais e mensais) é essencial, mas não há solução de limpeza que tenha a capacidade de remover 100% dos depósitos. Quando os depósitos começam a se formar nas lentes, sua visão pode ficar embaçada e, por fim, as lentes sujas podem se tornar tóxicas e causar desconforto e infecções sérias.

Considerações finais

Muitos usuários de lentes de contacto ignoram a recomendação de que não devem usá-las por mais tempo do que o período prescrito, seja intencionalmente ou acidentalmente. Embora as consequências de usar lentes de contacto para além do prazo estipulado possam não afetá-lo imediatamente, é importante lembrar que podes estar causando mais danos a longo prazo em sua preciosa visão. Em resumo, nossos conselhos e os conselhos de especialistas são os seguintes:

• Não use as lentes de contacto por mais tempo do que o prescrito. Substitua as lentes mensais após um mês e as lentes diárias após um dia!
• Não use suas lentes de contacto por 24 horas (contínua e ininterruptamente) ou durante o sono. Apenas lentes específicas permitem isso, e mesmo assim, isso só é permitido após consulta com o seu especialista óptico.
• Não use suas lentes de contacto após a data de vencimento. As lentes expiradas não atendem mais aos padrões de qualidade necessários e quase sempre são distorcidas/de­formadas!

Simplesmente não vale o risco de prolongar o uso de suas lentes por mais algumas horas, dias ou semanas. As lentes de contacto podem ser substituídas, mas os seus olhos não. Portanto, cuide bem deles e respeite o período de uso de suas lentes!

Responder a # - Cancelar
MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt MRW DHL
Top