Estamos a expedir as encomendas imediatamente! Contudo, recomendamos que faça vossa encomenda com antecedência, pois as transportadoras podem ter atrasos na entrega, devido à situação atual.

Política de devolução

As devoluções devem cumprir todas as seguintes condições:

  • As caixas de lentes ou outras embalagens devem estar lacradas, intactas e em condição de revenda*
  • A mercadoria deve ser devolvida completamente, sem nenhum componente em falta
  • A devolução de armações, óculos graduados e óculos de sol está descrita abaixo
  • O serviço de atendimento ao cliente deve ser sempre contatacdo antes de efetuar a devolução de mercadorias
  • Os produtos devolvidos durante o período de cancelamento legal (dentro de 14 dias do recebimento) serão totalmente reembolsados
  • As devoluções de mercadorias lacradas feitas após o término do período legal de 14 dias após o recebimento, serão avaliadas de acordo com a garantia e a data de validade dos produtos (conforme declarado anteriormente, o produto precisa estar em condições de revenda). Entretanto, os produtos devem ser devolvidos à Alensa no máximo 365 dias a partir da data de compra original
  • Se a Alensa cometeu um equívoco e enviou os produtos errados, deverá relatar isso ao serviço de atendimento ao cliente no prazo de 30 dias após o recebimento das mercadorias
*Em conformidade com as normas de saúde e segurança da UE

Deseja trocar por lentes de contacto com diferentes parâmetros?

Se sua prescrição foi alterada ou você inadvertidamente fez uma encomenda com os parâmetros incorretos, terá de enviar-nos as caixas lacradas e não danificadas, seguindo o procedimento descrito abaixo. A Alensa irá, neste caso, efetuar um reembolso, e você deverá fazer uma nova encomenda do(s) produto(s) desejado(s) conforme sua preferência. Não serão efetuados ajustes de preço; um reembolso completo será emitido se os produtos devolvidos atenderem aos nossos critérios, conforme declarado acima.

Recebeu o produto incorreto?

Se a Alensa cometeu um erro e enviou-lhe um produto equivocadamente, você deverá relatar isso dentro de 30 dias após o recebimento da mercadoria. Certifique-se de não ter aberto ou usado nenhum dos produtos. Você poderá devolver a mercadoria de acordo com as instruções abaixo e será reembolsado.

Se você mesmo cometeu um erro ao fazer a encomenda, os produtos fechados e não danificados também podem ser devolvidos. Nesse caso, porém, o cliente é responsável pelos custos de envio associados à devolução do(s) produto(s).

Aconselhamos vivamente que verifique sempre os parâmetros dos produtos adquiridos antes de os abrí-los ou utilizá-los.

Deseja efetuar uma devolução por algum outro motivo?

O procedimento de devolução descrito acima também aplica-se à Garantia de Reembolso TopVue. Siga o mesmo procedimento neste caso.

Além disso, se deseja devolver produtos que suspeita estarem defeituosos, os produtos devem ser devolvidos para a Alensa, quando enviá-lo-emos ao fabricante para uma avaliação oficial de qualidade. A caixa original, bem como quaisquer embalagens de blíster (invólucro individual da lente) fechadas, devem ser devolvidas para nós. Os números dos LOTE dos produtos estão impressos nestas embalagems, e essas informações são essenciais para que os fabricantes investiguem eventuais falhas. Nesse caso, o mesmo procedimento de retorno deve ser seguido. Se deseja devolver um produto defeituoso, é essencial entrar em contacto com nossa equipa de atendimento ao cliente em primeiro lugar. Eles irão fornecer-lhe as instruções exatas e informações adicionais.

Devolução de óculos de sol e óculos de grau:

Nossos óculos possuem uma garantia de dois anos. Os produtos não devem ter sido utilizados ou danificados. A embalagem original não deve ter sido danificada. Se desejar devolver ou trocar óculos de sol ou armações, solicitamos que devolva o produto completo, incluindo o estojo, a caixa externa e tudo que foi enviado dentro da caixa: panos de limpeza, adesivos e etiquetas de identificação. Em outras palavras, o produto precisa estar exatamente nas mesmas condições em que estava no momento do recebimento. O produto é considerado incompleto sem algum desses itens. No caso de algum item faltante ou danificado, a devolução ou troca não será possível. Agradecemos pela vossa compreensão e cooperação.

Os óculos de sol, armações e óculos de grau são entregues em ótimas condições e são cuidadosamente verificados quanto à qualidade antes do envio. No caso raro de um destes chegar danificado ou apresentar defeitos imediatos, contacte o serviço de apoio ao cliente e iremos verificar a situação solucioná-la. No entanto, reclamações sobre danos causados por uso indevido, cuidado incorreto ou desgaste normal e uso frequente não são elegíveis para compensação. Descontos adicionais ou compensação não podem ser dados por danos causados pelo próprio cliente.

As lentes de grau são fabricadas com base em requisitos individuais específicos e, portanto, não são elegíveis para devoluções. Apenas as armações se qualificam para um possível reembolso. Esta condição se aplica a partir do momento em que a encomenda das lentes graduadas é paga, mesmo que ainda não tenham sido enviadas ao cliente.

Caso suspeite de lentes com defeito em seus óculos graduados:

No entanto, se considerar que a qualidade de suas lentes está ruim ou que suas lentes estão com algum tipo de defeito, podemos solicitar que sejam enviadas para um controle de qualidade. Se for detectado um defeito ou se forem consideradas de má qualidade, iremos, obviamente, substituir ou reembolsar as lentes.

Para queixas de qualidade em relação à lentes monofocais, primeiro, entre em contacto com nosso atendimento ao cliente e certifique-se de enviar-nos uma prescrição válida – de no máximo 1 ano. Quando uma análise de qualidade é realizada, esta prescrição é necessária para verificar se as dioptrias das lentes adquiridas correspondem à prescrição real ou não. Será necessário devolver os produtos na íntegra (a armação, as lentes dos óculos, os acessórios incluídos, quaisquer etiquetas ou folhetos, etc.). Não remova as lentes da armação em hipótese alguma!

Para queixas de qualidade em relação à lentes multifocais/pro­gressivas, primeiro, entre em contacto com nosso atendimento ao cliente e certifique-se de enviar-nos uma receita válida – de no máximo 1 ano. Inclua também uma foto frontal, que mostre os óculos na sua cara (para avaliarmos a centralização das lentes) e uma foto lateral, de perfil, a utilizar os óculos (para determinar o ângulo da armação). Também será necessário devolver a mercadoria na íntegra (a armação, as lentes dos óculos, os acessórios inclusos, quaisquer etiquetas e folhetos, os pacotes de papel azul em que você recebeu as lentes de demonstração, o cartão azul, etc.). Não remova as lentes da armação em hipótese alguma!

Devoluções que foram adulteradas e/ou têm componentes ausentes não serão aceitas. Contacte sempre o nosso serviço de apoio ao cliente antes de devolver os óculos!

Como funciona uma troca ou retorno?

Primeiro, entre em contacto com nossos representantes de atendimento ao cliente por telefone ou e-mail. Nossa equipa poderá informar se seu pedido atende aos nossos critérios de troca e pode lhe descrever o processo em detalhes. Envie os pacotes não abertos e não danificados com segurança para nosso endereço de retorno em Lisboa. Inclua uma cópia da fatura emitida pela Alensa.pt e uma nota indicando as novas graduações desejadas. O custo deste retorno é da responsabilidade do cliente.

Envie os produtos que deseja trocar para a seguinte morada:
Local de garantia de devolução do dinheiro Alensa
Torre de Monsanto
Rua Afonso Praça 30, 7º andar
1495–061 Algés

Certifique-se de efetuar a devolução através dos CTTs e de receber uma prova da devolução pela transportadora, como um código para rastreamento deste retorno! O serviço de atendimento ao cliente perguntará sobre isso se suspeitar de alguma falha na vossa devolução. A Alensa não se responsabiliza por devoluções fora deste padrão.

Uma vez que confirmamos a recepção dos artigos devolvidos em perfeitas condições ​(em conformidade com os regulamentos de saúde e segurança da UE), prepararemos uma nova encomenda com o(s) produto(s) correcto(s). O custo deste envio é gratuito.

Pedimos que envie os pacotes não abertos e não danificados das lentes de contacto (ou soluções de lentes) por correio em uma caixa resistente, não um envelope, para garantir que eles não serão danificados durante o transporte. Caso esteja esperando um reembolso para sua conta bancária, por favor inclua todas as informações necessárias para que possamos fazer a transferência (IBAN, BIC/SWIFT e Titular da conta) Caso tenha pago via Paypal ou Cartão de crédito, o reembolso será emitido automaticamente.

Quais são os custos de troca?

O cliente é responsável apenas pelos custos de envio associados à devolução do(s) produto(s). A Alensa.pt não fornece uma opção pré-paga para devoluções de produtos encomendados incorretamente ou indesejados. No entanto, se Alensa.pt é responsável pelo erro, quaisquer custos de troca ou de retorno serão cobertos.

Quais os prazos de troca?

A Alensa.pt confirmará que recebemos os seus itens devolvidos e o atualizaremos sobre o estado da sua nova encomenda. Nós nos esforçamos para verificar todos os retornos dentro de 30 dias. Por favor, não hesite em contactar o nosso serviço ao cliente se sentir que há qualquer atraso.

Tenha em atenção que o procedimento de devolução levará um pouco mais de tempo ao devolver óculos , que deverão estar na sua embalagem original e não danificada. Isto ocorre devido ao fato de que a autenticidade e a condição dos óculos devolvidos deve primeiro ser cuidadosamente investigado e verificada pelo nosso departamento de estoque.

O comprador concorda em respeitar o tempo de processamento necessário para cada avaliação das devoluções.


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