Lentes de contacto: perguntas frequentes

Se tiver dúvidas sobre encomendas na Alensa e não sobre lentes de contacto consulte nossa página Encomendar na Alensa: perguntas frequentes.

Começando com lentes de contacto


Comprando Lentes de Conctacto Online


Cuidados com Lentes de Contacto


Desportos e considerações especiais

Começando a usar Lentes de Contacto

Se está apenas começando com lentes e tem algumas preocupações ou perguntas sobre, veja as respostas seguintes para encontrar aquilo que deseja.

1. Com que idade posso começar a usar lentes de contacto e elas são seguras para crianças?

O desgaste das lentes de contacto não está limitado pelo tempo. As lentes de contacto são usadas por crianças e pessoas de idade avançada.

Sim as crianças podem utilizar lentes mas precisará aprender a inseri-las e removê-las, bem como a prática de boa higiene e cuidados adequados para as lentes. Embora as lentes de contacto sejam perfeitamente seguras para crianças, ela começa com uma recomendação e algumas instruções detalhadas do óptico da sua família. A motivação e a vontade das crianças de seguir um rigoroso cuidado de lentes e regime de higiene podem ser um fator decisivo para se eles estão prontos para usar lentes de contacto.

2. As lentes de contacto podem cair para fora dos meus olhos?

Se estiver usando as lentes mais adequadas para seus olhos e inserir e remover as lentes de contacto corretamente, elas devem permanecer no lugar. Em casos raros, uma lente pode deslizar temporariamente para fora do lugar, mas permanecerá no seu olho até que você a deslize de volta no lugar.

3. Posso dormir usando lentes de contacto?

Somente lentes de contacto projetadas especificamente para uso prolongado ou contínuo podem ser usadas durante o sono. Nunca se deve usar lentes continuamente a menos que tenha sido avisado pelo seu profissional de cuidados com os olhos. Em todos os outros casos, deve se seguir o horário de substituição indicado pelo fabricante e tirar suas lentes antes de dormir.

4. Lentes de contacto podem machucar ou causar desconforto?

Uma lente de contacto que tenha sido ajustada ao seu olho nunca será dolorosa ou desconfortável. Na verdade, quase se pode esquecer que está usando lentes. Os usuários de primeira viagem podem sentir algum desconforto durante os dias iniciais de uso, e provavelmente notará algum desconforto se a lente estiver ao contrario. Em ambos os casos, porém, esse desconforto desaparecerá rapidamente após o seu olho se acostumar com a lente ou depois de virar a lente para a posição correcta. Se sentir algum desconforto ou dor prolongada, consulte seu especialista em cuidados oculares imediatamente

5. Lentes de Contacto são dificeis de manusear?

Inserir e remover lentes pode levar um pouco de prática, mas logo se acostumará com isso!Pode achar útil ler o nosso guia sobre Aplicação de lentes de contacto.

6. Pode uma lente de contacto escorrer para atrás do olho, ficar presa ou se perder?

Boas notícias! Suas lentes nunca podem escorregar e se perder por trás dos seus olhos! A anatomia do olho torna isso impossível. Pode ler mais sobre esses tipos de mitos de lentes de contacto em nosso blog. Uma lente seca pode ficar presa sob a parte superior da pálpebra, mas não se preocupe. Para liberá-la, feche seus olhos, massageie suavemente a pálpebra e pisque algumas vezes. Aplique gotas para os olhos ou um agente molhante apropriado para ajudar a manobra a lente de volta ao lugar. Uma lente devidamente ajustada irá facilmente deslizar facilmente.

7. Como posso saber se uma lente de contacto está ao contrario?

Algumas lentes estão equipadas com gravuras a laser de letras ou números que permitem que veja se está de dentro para fora. No entanto, se uma lente não estiver gravada, ou simplesmente não pode vê-lo, também pode verificar a forma da lente colocando-a na ponta do dedo. A forma que procura é suave, com as arestas viradas para cima, como a metade de uma bola. Quando as bordas estão voltadas para fora, como a borda de uma tigela, a lente está ao contrario e precisa ser virada.


Verifique se sua lente está voltada para a maneira correcta antes de inseri-la

8. As lentes de contacto coloridas podem afetar minha visão de cor?

O olho humano vê o mundo através do pupilo negro no centro da íris colorida. As lentes de contacto coloridas são transparentes no centro, portanto, elas apenas modificam a cor da íris. Sua visão permanece inalterada. No entanto, é possível que sua visão possa ser ligeiramente afetada em condições de pouca luz quando sua pupila se dilata. O diâmetro desta parte clara das lentes coloridas é padronizado pelo fabricante para atender a grande maioria dos usuários.

9. Quantos dias dura uma caixa de lentes de contacto?

O número de lentes na embalagem não indica uma série de pares. Se tiver a mesma receita para ambos os olhos, as caixas irão durar da seguinte forma: 

  • Uma caixa de 30 lentes de contacto diárias descartáveis durará 15 dias 
  • Uma caixa de 6 lentes de contacto mensais durará 3 meses 
  • Uma caixa de 3 lentes de contacto mensais lhe dará um par e uma lente sobressalente 
  • Uma caixa de 6 lentes de contacto quinzenais lhe dará 3 pares com duração de 6 semanas

Voltar ao Menu

Comprar Lentes de Concato Online

Comprar lentes de contacto on-line é fácil e econômico. Se tem uma receita válida de seu óptico, pode comprar suas lentes on-line, e não apenas em lojas fisicas. Se tiver dúvidas sobre encomendar online, estamos aqui para ajudar a solucionar.

10. Eu já conheço o grau (força ou prescrição) dos meus óculos. Posso usar a mesma receita para encomendar minhas lentes de contacto?

Sua receita de óculos não é a mesma coisa que a prescrição de lentes de contacto na maioria dos casos – especialmente com notas altas. As lentes de contacto são usadas são mais próximas do olho do que os óculos, o que leva a uma mudança nos parâmetros.

Outro parâmetro igualmente importante para lentes de contacto é a curva da córnea. A curva da lente deve caber exatamente à curva da córnea. Comece sua mudança para lentes de contacto primeiro agendando um exame de olhos. O seu profissional de cuidados com os olhos (optometrista ou especialista em lentes de contacto) determinará o seu parâmetro de curva e o grau que é melhor para si.

11. Lentes de Contacto são caras?

É verdade que as lentes de contacto são um investimento. No entanto, eles oferecem muitos benefícios sobre os óculos padrão e podem até se tornar mais baratos, em alguns casos. Seu orçamento e seu de estilo de vida são um bom lugar para começar. Você vai usá-las todos os dias, ou apenas ocasionalmente? Na Alensa, oferecemos uma grande variedade de lentes acessíveis para oferecer o menor custo possível. Leia mais sobre o nosso compromisso com preços competitivos na nossa Garantia de preço mais baixo.

12. Como leio e interpreto minha receita médica?

Envie uma foto ou especifique os valores da sua receita para info@alensa.pt e nossa equipe poderá auxiliar.

13. Existe alguma diferença entre a lente de contacto direita e esquerda?

Se tem os mesmos parâmetros de prescrição para ambos os olhos, então não há diferença entre as lentes direita e esquerda. Se for esse o caso, pode comprar uma caixa de lentes de contacto e usá-las para ambos os olhos. Se precisar de uma receita diferente para o olho esquerdo e direito, precisará de um mínimo de 2 caixas. É uma boa idéia rotular as caixas com „L“ e „R“ para que saiba cada vez que inserir um novo par de lentes. Com o objetivo de encomendar na Alensa, não há diferença entre os olhos esquerdo e direito ao inserir seus parâmetros. Basta clicar em Escolher graduação do segundo olho para prosseguir.

14. Posso comprar lentes de contacto sem receita em Portugal?

De acordo com as leis de Portugal, é permitido comprar lentes de contacto on-line sem fornecer sua receita médica. O comprador deve possuir uma prescrição válida de um fornecedor de cuidados com os olhos licenciado, mas o vendedor não é obrigado a validar isso.

15. É Seguro encomendar lentes de contacto Online?

É sempre importante estar vigilante quando compra on-line, especialmente para lentes de contacto. Sabemos o quão importante é manter seus preciosos olhos seguros, saudáveis e felizes. É por isso que fornecemos apenas produtos originais comprados directamente dos fabricantes mais respeitados do mundo. Se houver algum problema com uma das suas lentes, iremos direto para a fonte para resolvê-la. E, trabalhamos com algumas das empresas de entrega mais confiáveis, para que possa ter certeza de que sua encomenda chegará seguro e a tempo.

16. Consigo ganhar lentes de teste atraves da Alensa?

Apenas o seu profissional de óptica ou de olho está autorizado a fornecer-lhe lentes de teste após um exame completo. A exceção a esta regra é a nossa marca de lentes TopVue, que vem com a garantia de reembolso. Se não está satisfeito por qualquer motivo, é possível retornar as lentes não utilizadas para um reembolso total.

17. Posso encomendar lentes ou soluções que nunca testei anteriormente?

Solicite apenas lentes de contacto que foram prescritas por um especialista em cuidados oculares. Alterar para uma nova marca ou tipo sem o conselho de um especialista sempre apresenta risco de as novas lentes não se adequarem a si, causando desconforto ou complicações de saúde mais graves. O mesmo se aplica às soluções de lentes de contacto.

18. Posso encomendar marcas de ópticas como, Easyvision, Specsavers, iWear ou Boots, aqui na Alensa?

Muitos ótimos ópticos de rua e lojas ópticas, como Specsavers, iWear, Boots, Optical Express, Vision Express e mais, oferecem suas próprias marcas de lentes de contacto, que pode estar familiarizado. Estas são, em geral, reembaladas, versões de marca privada de lentes de marca de produtores confiáveis como CooperVision, Bausch & Lomb e Alcon. Isso significa que encontrará facilmente essas mesmas lentes aqui em Alensa sob um nome diferente..


Voltar ao Menu

Cuidados com lentes de contacto

As lentes de contacto requerem cuidados, atenção e higiene adequados. Aqui estão algumas das questões mais comuns sobre como cuidar de lentes.

19. Como devo cuidar das minhas lentes de contacto?

Cuidados com lentes de contacto é muito fácil e não requer muito esforço. As lentes de contacto macias e reutilizáveis de hoje exigem apenas um tipo de solução para limpeza, enxaguamento e armazenamento. Se estiver usando lentes de contacto diárias descartáveis, não precisa se preocupar com a limpeza ou o armazenamento. Basta descarta-las no final de cada dia.

20. O que é fricção das lentes de contacto e por que isso é importante?

Esfregar as lentes deve sempre fazer parte do processo de limpeza, antes de colocá-las no seu case durante a noite ou quando as enxaguar antes da inserção pela manhã. Coloque a lente na sua palma com alguma solução universal e esfregue-a gentilmente com o dedo. Esfregar a lente com a solução diminui significativamente a quantidade de depósitos que permanecem na lente após a desinfecção. Existem muitas soluções multiusos „NO RUB“ no mercado que prometem a desinfecção instantânea das lentes, mas os benefícios de liberar rapidamente suas lentes são inegáveis. É um hábito fácil de adotar que pode ajudar a manter suas lentes mais limpas e claras e seus olhos mais saudávei.

21. Posso usar água da torneira para limpar ou armazenar minhas lentes?

Não use, em nenhuma circunstância, água ou qualquer outro líquido (incluindo saliva) para limpar ou armazenar lentes de contacto. A água da torneira, e até a água engarrafada ou destilada, podem levar bactérias e causar sérios problemas de saúde! Evite este passo em falso de lente de contacto grave usando apenas soluções de lentes de contacto projetadas profissionalmente para o seu cuidado de lentes. Isso significa que é ainda mais importante planejar com antecedência se estiver viajando, indo a academia ou até mesmo antecipar uma noite de festa. Sempre tenha um estojo de lentes de reserva e um frasco de solução de viagem para que não seja apanhado de surpresa quando estiver fora de casa.

22. Devo aplicar colírios antes ou depois de inserir as lentes de contacto?

As gotas para os olhos são realmente lágrimas artificiais que lubrificam e protegem seus olhos, por isso é perfeitamente seguro aplicá-los antes ou depois de inserir suas lentes.

Recomenda-se que os usuários de lentes de contacto apliquem colírios viscosos (gel) antes de inserir suas lentes. Isso permitirá que as gotas oculares se espalhem por todo o olho, tornando a aplicação das lentes de contacto mais fácil e confortável.

23. Como posso prevenir que a minha maquiagem entre nas minhas lentes?

As lentes de contacto e maquiagem podem coexistir, mas a chave é cautela!

  • Evite maquiagens oleosas ou cremosas
  • Tente usar produtos à base de água e não alergênicos
  • Coloque suas lentes antes de aplicar a maquiagem e tire-as antes de remover a maquiagem
  • Lave bem as mãos
  • Ao usar pós, feche os olhos durante a aplicação e remova qualquer excesso antes de abri-los novamente
  • Não aplique forros ou mascaras muito perto do globo ocular e evitem as chamadas mascaras de cilios que contêm fibras

Por fim, não se esqueça de substituir seus produtos e lavar suas escovas e esponjas com frequência para evitar a acumulação e propagação de bactérias e outras impurezas. Seus olhos são ainda mais vulneráveis do que a sua pele delicada, então tome cuidado ao aplicar qualquer produto ao redor da área dos olhos.


Voltar ao Menu

Desportos e considerações especiais

Se é um atleta ávido (ou ocasional) e tiver outras dúvidas sobre o uso de lentes de contacto em sua vida cotidiana, leia as respostas para algumas perguntas mais frequentes.

24. Posso praticar desporto usando lentes de contacto?

Uma das grandes vantagens das lentes de contacto aos óculos é a capacidade de praticar esportes ao usá-los. Eles oferecem visão periférica melhorada, são confortáveis e não são afetados por condições climáticas como chuva ou nevoeiro, e permitem que o atleta use armaduras protetoras com segurança e conforto. É seguro dizer que as lentes são o caminho a seguir se precisar de correção de visão enquanto estiver praticando qualquer tipo de esporte.

25. Posso nadar usando lentes de contacto?

Nadar com lentes de contacto, seja no mar, rios, lagos ou piscinas, representa um risco significativo para a saúde de seus olhos. Em suma, as lentes de contacto nunca devem ser expostas à água. Se você abrir os olhos debaixo da água, remova as lentes dentro de 10 a 15 minutos e não as use novamente. A água do mar pode fazer com que as lentes se sectem e fiquem na córnea. Sempre use óculos de natação resistentes à água, se não pode evitar usar suas lentes durante a natação.

26. Posso usar minhas lentes no chuveiro ou no banho, ou em uma sauna ou sala de vapor?

A água da torneira e o suor contêm bactérias e nunca devem entrar em contacto com suas lentes. Sabões e outros produtos químicos nos produtos do seu chuveiro também podem ser perigosos para seus olhos. Usar lentes nestes ambientes quentes, secos ou vaporosos pode secar e distorcer significativamente as lentes, causando dor, desconforto, irritação e dificuldade em removê-las. Portanto, a mensagem é clara: remova as lentes antes de tomar banho, entrar na banheira ou entrar na sauna ou na sala de vapor.

27. Posso usar lentes de contacto para me bronzear?

O maior risco envolvido em usar suas lentes em uma cama de bronzeamento é o facto de que o calor fará com que elas se sectem, o que torna suas lentes difíceis de remover e pode causar irritação. Em qualquer caso, é melhor remover as lentes de antemão. Usar óculos de sol também manterá seus olhos e lentes seguros. Não se preocupe, suas lentes não derreterão!

28. Posso usar lentes de contacto mesmo que meus olhos sejam muito secos?

Mesmo aqueles que sofrem da síndrome do olho seco são capazes de usar lentes. Entretanto é importante consultar o seu profissional de cuidados oculares para um exame e uma recomendação completos antes de começar a usar lentes.

29. Posso usar lentes de contacto caso tenha alergia?

As alergias sazonais não impedirão que use lentes de contacto, desde que cuide bem delas. Isso significa:

  • Reduzir o tempo de uso
  • Consulte um especialista em lentes de contacto sobre o melhor tipo de solução de limpeza para o período em que suas alergias são graves
  • Use lentes diárias

30. Posso usar as mesmas lentes de contacto por mais tempo do que o recomendado?

Com as nossas vidas agitadas, é muito fácil usar lentes mais do que o tempo de uso recomendado. Podemos ficar complacentes, ou simplesmente ignorar, ou achar que nossos orçamentos apertados tornam a compra de um novo conjunto de lentes um pouco de um fardo financeiro. No entanto, é fundamental respeitar o tempo de uso prescrito de suas lentes e não tentar „esticar“ seu uso mais do que o prescrito.

A formação e a contaminação do depósito começam assim que a lente é removida da embalagem selada. Os depósitos podem ser orgânicos, e provêm do filme natural de lágrimas, por exemplo, ou inorgânico. Os depósitos inorgânicos provêm de fontes ambientais externas e podem incluir sujeira, pólen, alérgenos e outras bactérias provenientes de corpos estrangeiros (microscópicos) que entram nos olhos. Apesar de seus melhores esforços para limpar e preservar suas lentes, eles têm uma janela de viabilidade limitada. Estes depósitos podem tornar-se tóxicos ao longo do tempo, levando a uma menor permeabilidade ao oxigênio e aumento do risco de queratite e úlceras da córnea. A redução da permeabilidade ao oxigênio pode causar desconforto, turvação ou olhos vermelhos irritados.

31. Ainda posso usar minhas lentes depois da garantia expirar?

A data de validade em qualquer caixa de lentes de contacto indica o período de tempo que essas lentes serão livres de contaminação e essas datas estão lá para protegê-lo. É aconselhável não usar lentes que tenham passado a data de validade, já que sua segurança não pode mais ser assegurada.


Voltar ao Menu

MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt DHL
Top