Introdução às lentes de contacto - Obtendo uma prescrição

Senhora fazendo teste para uso de lentes de contacto

Pensando em fazer lentes de contacto parte da sua rotina? Há muito a considerar, então vamos começar! As lentes de contacto oferecem muitos benefícios para estilos de vida ativos, e hoje em dia estão mais confortáveis e económicas do que nunca. Os desportistas e os que precisam de óculos de leitura adoram a liberdade e a flexibilidade que as lentes de contacto oferecem. Ou, talvez simplesmente prefiras a sua própria aparência sem armações de óculos volumosas.

Antes de começar a usar lentes de contacto, deverás passar por um exame optométrico e um teste de adaptação de lentes de contacto, realizado pelo seu especialista óptico de confiança. Se nunca usastes lentes de contacto, o processo pode parecer assustador, mas na verdade é simples e indolor. Aqui está uma amostra do que podes esperar: 

  • Exame e medições de seus globos oculares
  • Uma recomendação sobre quais lentes de contacto podem ser adequadas para si, com base em suas medições, histórico de saúde e estilo de vida 
  • O especialista óptico irá inserir as lentes de contacto escolhidas em seus olhos e avaliar o ajuste e seu nível de conforto 
  • Enquanto no consultório do especialista óptico, deverás aguardar por cerca de 30 minutos, para permitir que as lentes se estabilizem em seus olhos 


Um especialista executando um exame optométrico para iniciar o uso de lentes de contacto

Considerações sobre estilo de vida

Durante a conversa com o seu especialista óptico, existem alguns fatores a serem discutidos. O especialista perguntará sobre seu histórico de saúde, incluindo qualquer medicação que faças uso ou problemas crônicos de saúde. É interessante também discutir sobre o seu estilo de vida, pois isso pode determinar o melhor tipo de lentes de contacto para si.
 

  • És um atleta ávido?
  • Gastas muito tempo ao ar livre?
  • Trabalhas em um computador por muitas horas por dia ou viaja com frequência? 
  • Estás preocupado com os custos?

As respostas a essas perguntas podem ajudar o especialista óptico a determinar as melhores lentes de contacto para o seu caso. Talvez sejas um bom candidato a usar lentes de contacto de longa duração (pernoite), lentes de contacto diárias, lentes de contacto quinzenais ou lentes de contacto mensais. Ou seu caso pode exigir lentes de contacto tóricas, especiais para corrigir o astigmatismo, ou talvez até lentes de contacto multifocais. Tudo isso descobrirás durante essa avaliação.

Adaptando-se às suas lentes de contacto

Após essa análise inicial, e se estiveres confortável com as lentes de contacto escolhidas, seu especialista óptico avaliará o desempenho e realizará um teste de visão. É provável que pratiques a inserção e a remoção das lentes de contacto enquanto estiver sob o olhar atento de seu especialista óptico. Finalmente, o especialista lhe explicará o procedimento para cuidado e manuseio higiênico adequado das lentes de contacto e marcará uma consulta de acompanhamento para avaliar sua adaptação com as lentes escolhidas, em uma data posterior. Durante a semana ou duas antes da sua consulta de acompanhamento, terás a chance de testar suas lentes de contacto em casa. Se tiver algum problema ou dúvida, ligue para o seu especialista óptico para aconselhamento. Também poderás consultar nosso guia para inserir e remover lentes de contacto.

Lentes de teste

Lentes de contacto experimentais

Somente o seu especialista óptico está autorizado a fornecer lentes de teste, uma vez que cuidados técnicos e avaliação adequada são necessários ao selecionar lentes de contacto apropriadas. Pode levar algumas visitas e algumas tentativas até escolher a marca mais adequada e adequada para si, mas depois que tiveres combinado com seu especialista óptico uma determinada marca e programa de uso, ficas livre para encomendar as mesmas lentes on-line de varejistas como Alensa, sem fornecer uma cópia da sua prescrição. Não se esqueça de visitar o seu especialista óptico para uma atualização de check-up e prescrição pelo menos uma vez por ano!

Prescrição para Lentes de Contacto vs. Prescrição para Óculos

É importante observar que sua prescrição para óculos é diferente da prescrição de lentes de contacto. Diferentes medidas são necessárias para garantir o encaixe adequado das lentes de contacto, pois elas ficam diretamente no globo ocular. Por isso, se estiver interessado em mudar de óculos para lentes de contacto, este exame é um primeiro passo crucial.

E sobre lentes de contacto coloridas?

Se estiveres interessado em usar lentes de contacto coloridas, sem graduação, apenas para fins cosméticos, para Halloween, por exemplo, é sempre aconselhável consultar primeiro seu especialista óptico para uma adaptação e recomendação, especialmente se nunca tiveres usado lentes de contato antes, tenha olhos sensíveis ou sofra de olhos secos (adicionar link para um texto sobre Síndrome do olho seco, se existir em seu projeto). Um exame optométrico completo também é necessário quando decides usar lentes coloridas com graduação, para correção de problemas visuais. Não deixe de ler nosso guia prático sobre lentes de contacto coloridas (adicionar link para o guia de lentes coloridas, se houver em seu projeto) para saber mais sobre quais lentes podem ser mais adequadas para si.

Informações básicas para usuários iniciantes de lentes de contacto

MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt MRW DHL Chronopost
Top