Cuidados com as lentes de contacto

Se utilizas lentes de contacto mensais ou quinzenais, é essencial estabelecer uma rotina de manutenção adequada e saudável para suas lente de contacto. É tentador adotar atalhos em nossas vidas ocupadas, mas a manutenção adequada de suas lentes de contacto pode ajudar a evitar desconforto e possíveis infecções oculares. Seu especialista óptico pode fornecer instruções específicas com base nos seus olhos e no tipo de lentes que utilizas, mas se precisar de alguma ajuda (e todos nós precisamos, de tempos em tempos), aqui estão as nossas dicas para ajudá-lo a limpar e cuidar das suas lentes de contacto.

E caso estejas se perguntando em como manusear suas lentes, sinta-se à vontade para consultar nosso guia de como inserir lentes de contacto e como remover lentes de contacto.

Limpando Lentes de Contacto: O que fazer e o que não fazer

Pode parecer óbvio, mas aqui estão as cinco principais coisas que podes fazer e que nunca deves fazer ao manusear suas lentes de contacto.

FAZER NÃO FAZER
 • Lave suas mãos antes de inserir e remover suas lentes
 • Esfregue suavemente as lentes com solução antes/depois do uso
 • Sempre use um estojo específico para armazenar lentes
 • Mantenha-as armazenadas em solução nova todos os dias
 • Adquira um frasco de solução pequeno, ideal para viagens
 • Exponha suas lentes de contacto à água da torneira – NUNCA
 • Encoste na ponta do frasco de solução
 • Use saliva para humedecer suas lentes
 • Insira suas lentes de contacto depois de colocar maquilhagem
 • Transfira solução para um frasco menor


Esfregar as lentes de contacto com solução é um passo importante. Coloque a lente na palma da mão e esfregue suavemente com o dedo. Isso diminui significativamente a quantidade de depósitos que permanecem na lente após a desinfecção. Existem muitas soluções multiuso “SEM FRICÇÃO” no mercado, que prometem desinfecção instantânea nas lentes, mas os benefícios de friccionar suavemente às suas lentes são inegáveis. É um hábito fácil de adotar que pode ajudar a manter suas lentes mais limpas e claras e seus olhos mais saudáveis.

Não utilize substâncias caseiras para limpar suas lentes de contacto. Não tente limpá-las com vinagre, álcool, bicarbonato de sódio ou qualquer outra substância. Use apenas soluções adequadas e profissionalmente feitas para suas lentes. Além disso, não use suas lentes de contacto por mais tempo do que o período prescrito ou após a data de validade, para evitar desconforto ou complicações de saúde potencialmente graves.

Soluções de lentes de contacto para cuidados com os olhos

Mantenha suas lentes de contacto em um estojo com solução fresca

Soluções para lentes de contacto são parte integrante do cuidado com as lentes, e algumas pessoas podem achar uma marca ou tipo mais eficazes em detrimento de outras. Se sentir algum desconforto ao inserir ou usar lentes de contacto, uma opção é mudar para uma solução de lentes alternativa. Seu óptico de confiança sempre pode aconselhá-lo se desenvolveres alguma pequena alergia à sua solução atual.

Por favor, observe que nenhuma solução pode limpar completamente ou proteger contra infecções bacterianas, como conjuntivite. Se suspeitares que suas lentes de contacto estão contaminadas, descarte-as imediatamente e consulte seu especialista óptico.

Soluções Multiuso

Soluções multiuso são a opção mais popular para limpeza e armazenamento de lentes de contacto. Essas soluções podem ser usadas para limpar, enxaguar, desinfetar e armazenar todos os tipos de lentes de contacto gelatinosas. Geralmente, elas contêm algum agente humectante para aumentar a humidade, bem como vestígios de conservantes para manter a esterilidade e o prazo de validade. Muitas dessas soluções são apontadas como soluções “sem fricção”, mas a maioria dos especialistas ainda recomenda incluir essa simples etapa de esfregar suavemente suas lentes de contacto na sua rotina, para remover o máximo possível de impurezas e depósitos de proteína.

Soluções de Peróxido

Soluções de peróxido de hidrogênio exigem um pouco mais de cuidado, mas também fornecem uma desinfecção eficaz. Estas soluções requerem o uso de um estojo especial, que contém um disco catalítico. Quando a solução de peróxido de hidrogênio entra em contato com o disco, uma reação química é acionada e o peróxido é eventualmente neutralizado, reduzindo-o a uma solução salina simples no final do período de armazenamento. Sem ser neutralizado, o peróxido de hidrogênio pode causar muita dor e irritação aos olhos, por isso é fundamental deixar as lentes de molho por pelo menos 6 horas. Um benefício das soluções de peróxido é que elas são completamente livres de conservantes, graças a essa reação química. Pergunte ao seu óptico de confiança se esse método de limpeza é ideal para si.

Armazenamento das Lentes de Contacto

Estojos para armazenar suas lentes de contacto

Um estojo de lentes de contacto limpo e novo é uma parte essencial da sua rotina de cuidados com as lentes. O estojo deve ser substituído pelo menos a cada três meses, e é uma boa ideia enxaguá-lo e limpar o exterior regularmente. Usar soluções novas todos os dias e nunca reutilizar o líquido do dia anterior também ajudará a mantê-lo internamente limpo. A Alensa oferece uma ampla seleção de estojos para lentes de contacto e kits para lentes de contacto que contêm tudo o que precisas para manter suas lentes limpas enquanto viaja.


MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt MRW DHL
Top