1. Portal de informações
  2. Cuidados com as lentes de contacto

Como lavar lentes de contacto eficazmente

A solução é uma parte muito importante do cuidado com as lentes de contacto. Estas garantem que as lentes permanecem húmidas e confortáveis, removendo bactérias, microrganismos e depósitos.

Como usar a solução

  • Não toque com a ponta da garrafa aberta em nenhuma superfície (pode levar a contaminação).
  • Pela mesma razão, feche firmemente a garrafa.
  • Use a solução apenas dentro do período indicado após abertura.
  • Enxague o estojo diariamente e deixe-o secar. Nunca reuse solução!
  • Não transfira solução para recipientes de viagem mais pequenos devido ao risco de contaminação.
  • Não use nenhuma solução cujo prazo de validade já tenha passado ou que tenha sido exposta a temperaturas extremas.

Principais tipos de soluções

1) Sistemas de tratamento à base de peróxido de hidrogénio

Estas soluções contêm habitualmente 3% de peróxido de hidrogénio. A sua ação é acionada por uma pastilha ou disco no fundo do estojo das lentes de contacto. A limpeza à base de peróxido de hidrogénio é sem dúvida a forma mais eficaz e saudável de limpar lentes de contacto, sendo eficaz até contra amoebas.

2) Sistemas de tratamento químicos

Este grupo inclui todas as soluções sem peróxido disponíveis no mercado (ver seção de soluções). Algumas contêm a indicação “NO RUB” (sem esfregar). Gostaríamos de expressar o nosso desacordo com a desinfeção de lentes de contacto sem esfregar. Num esforço em tornar as lentes de contacto tão atraentes quanto possível, muitos fabricantes começaram a recomendar este método de limpeza. No entanto, quando comparado com o método tradicional, apresenta resultados de desinfeção e remoção de depósitos muito inferiores. A melhor maneira de higienizar lentes de contacto consiste em aplicar algumas gotas de solução na sua superfície e esfregar delicadamente entre o polegar e indicador (ou entre a palma da mão e a ponta do dedo) usando movimentos laterais ou circulares.

Comentários:


Filipe

Obrigado pela resposta. Colocava mais 2 questões: - O uso diário de Peróxido pode danificar as lentes? Tenho usado diáriamente este produto nas lentes quinzenais que agoro utilizo e ao fim de algum tempo as lentes tornam-se desconfortáveis, como se estivessem sempre secas. A visão fica também menos definida... poderá ser de peróxido? - Quando esfrego as lentes com o dedo devo fazê-lo nas duas faces da lente (ou seja virar a lente, esfregar e tornar a colocá-la na posição certa), ou faço-o apenas com a lente na posição em que a coloco no olho? Obrigado!

Alensa.pt

Bom dia Filipe. O uso diário de Peróxido não danifica as lentes de contacto. A limpeza à base de peróxido de hidrogénio é, aliás, a forma mais eficaz e saudável de limpar lentes de contacto. As mesmas podem ser utilizadas seis horas após o armazenamento no estojo da solução baseada em peróxido – é muito importante que cumpra esta regra das seis horas. Antes de colocar as lentes nos olhos, poderá esfregar as mesmas com os dedos (entre o polegar e indicador ou entre a palma da mão e a ponta do dedo, usando movimentos laterais ou circulares) mas com uma solução universal, não com solução à base de peróxido de hidrogénio. A utilização de gotas para os olhos, que funcionam como lágrimas artificiais, aumentam o conforto do uso das lentes de contacto, combatendo a síndrome do olho seco e protegendo os olhos contra fatores externos de secagem. Se continuar a sentir desconforto na utilização das lentes, recomendamos vivamente que consulte o seu médico, de forma a perceber qual a causa do desconforto e qual o tipo de lentes mais adequadas para si. Obrigada.

Filipe

Olá. Uso lentes de contacto Biofinity Toric e tenho-me deparado com um problema: nos primeiros dias de uso de umas novas lentes tenho uma visão muito próxima da que tenho com os óculos. A partir daí começo a ter algumas dificuldades: uma espécie de visão com uma luminosidade estranha que me dificulta estar a ver televisão ou a ler um livro. De manhã quando coloco as lentes eles têm sempre uma aspecto sujo. Já uso um peróxido para a limpeza e previamente esfrego-as com o dedo... Estou convencido que as alterações na minha visão estão relacionadas com umas lentes que não ficam correctamente limpas. Existe outra forma de realizar a limpeza que possa ser mais eficaz? A mudança para umas lentes diárias poderia ser a solução? Se sim, existem algumas diárias semelhantes às Biofinity Toric? Obrigado!

info@alensa.pt

Bom dia Filipe, a aparição depósitos nas lentes de contacto é devido a diferentes fatores, podem ser orgânicos ou externos. As lágrimas criam cálcio, lisozima (enzima responsável pela defesa imunológica dos olhos) e mucina (proteína que responde pela viscosidade lacrimal). A secura da camada aquosa da lágrima, contacto com poluentes, pele oleosa, inflamação das pálpebras, penetração de maquiagem ou cremes nos olhos através do suor. Como fator externo, a temperatura, radiação ultravioleta e o líquido podem criar também depósitos. Se os fatores externos não são a causa, provavelmente as lentes mensais não são adequadas para os seus olhos. Recomendamos consultá-lo com o seu médico para determinar quais lentes são adequadas e compatíveis com as características dos seus olhos. Cumprimentos.

Madalena

Tenho uma amiga que diz que lava as lentes de contacto dela com detergente da loiça. Isso pode fazer-se ou dá cabo das lentes? Obrigada

Alensa.pt

Cara Madalena,

Nunca deve lavar as suas lentes de contacto com detergente da loiça ou qualquer outro produto que não seja concebido especificamente para este efeito pois tal poderá danificar as lentes e até mesmo os seus olhos. Para a correcta higienização das suas lentes de contacto deverá usar uma solução adequada. Certamente que na nossa loja encontrará a solução certa para si.
MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt DHL