Aplicação de lentes de contacto - Passo a passo

Agora que já lestes nossa introdução às lentes de contacto, inserí-las requerirá um pouco de sutileza. Pode parecer um pouco assustador no começo, mas com prática e bons hábitos, tende a tornar-se fácil e natural. Então, para ajudá-lo, aqui está nosso breve guia passo a passo para inserir lentes de contacto . É ótimo para iniciantes e pode até ser um bom lembrete também para os já usuários lentes de contacto! O seu conforto e qualidade de visão dependem da sua própria rotina de cuidado com as lentes de contacto, por isso não esqueça dos mais importantes detalhes sobre o que fazer e o que nunca fazer com suas lentes.

Como inserir lentes de contacto

Coisas proritárias primeiro: A menos que utilizes lentes de contacto de descarte diário, suas lentes devem ser armazenadas em solução para lentes de contacto quando não as estiver utilizando. Isso ajuda a limpá-las e desinfectá-las durante a noite.

Pode ser útil lembrar que não precisas tocar no globo ocular. Apenas encoste levemente a lente no olho e suas pálpebras farão o resto! Agora vamos ao processo em si.

Mulher aplicando lentes de contactos aos olhos

Passo 1

Comece preparando todos os seus itens essenciais em uma sala bem iluminada. Precisarás das lentes de contacto, solução, espelho e um local para lavar e secar as mãos com uma toalha limpa. Lembre-se de inserir suas lentes antes de aplicar maquilhagem.

Passo 2

Sempre lave bem as mãos antes de manusear as lentes de contacto

Lave sempre as mãos para não transferir sujeira ou bactérias para suas lentes de contacto. Use um sabão neutro ou antibacteriano e evite o uso de sabonetes, loções e produtos à base de óleo. Lave e enxugue bem as mãos com uma toalha sem fiapos. Tente evitar o uso de toalhas de papel, pois elas podem deixar fibras e outros resíduos em suas mãos.

Note que é melhor manter as unhas curtas para evitar arranhões nas lentes ou no globo ocular.

Passo 3

Comece retirando sua lente de contacto do estojo

O próximo passo é remover as lentes de contacto do seu estojo ou de um novo blister. Se tiveres uma prescrição diferente para cada olho, é útil estabelecer um hábito e sempre inserir a lente esquerda primeiro, por exemplo, para que não as troque. Coloque a primeira lente na palma da sua mão, molhe-a com uma solução de limpeza e esfregue suavemente com o dedo. Algumas marcas oferecem soluções “sem esfregar”, mas a maioria dos especialistas ópticos concorda que é sempre uma boa ideia dar às suas lentes uma massagem delicada para aumentar o poder de limpeza. Se precisar de um pouco de ajuda para manipular as lentes, oferecemos uma variedade de ferramentas úteis para tal. Aplicadores e pinças de lentes de contacto podem facilitar, e muito, o manuseio das lentes.

Passo 4

Coloque a lente de contacto no seu dedo indicador. Se a lente parece uma tigela, está na posição correta. Porém, se as bordas estão apontando para fora, então sua lente está do avesso. Pode ser difícil constatar, mas a maioria das lentes de contacto tem uma pequena marca dentro delas (letras ou números), para que possas ver se a lente está do avesso ou não.


Verifique se a sua lente está voltada para a posição correta antes de inserí-la

Passo 5

Equilibre a lente no seu dedo indicador para inserir a lente de contacto

Com a lente equilibrada no dedo indicador, use o dedo médio para puxar a pálpebra inferior para baixo enquanto usa a outra mão para puxar a pálpebra superior para cima. Tente não piscar nem se mexer. Algumas pessoas acham útil usar o truque de olhar para cima para reduzir o piscar involuntário. Pode ser uma luta no começo, mas com a prática irás se acostumar!

Passo 6

Coloque a lente suavemente no olho

Coloque a lente com leveza e cuidado em seu olho. Solte suas mãos e pisque algumas vezes. A lente deve se encaixar na parte colorida do olho (íris). Podes tocar levemente a lente novamente para deslizá-la ao lugar correto, se necessário. Se sentires algum desconforto ou irritação, remova a lente de contacto, limpe-a completamente e tente novamente.

Passo 7

Lembre-se de descartar a solução da lente de contacto do estojo após cada uso

Repita o mesmo processo com a lente para o outro olho. Descarte a solução de lente de contacto usada do estojo, para que lembres de usar uma solução nova na próxima vez que remover as lentes dos olhos.

Leia também: Como remover as lentes de contacto
Responder a # - Cancelar
MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt MRW DHL
Top