Aplicação de lentes de contacto

Preparar as lentes para aplicação:

Encontrar o método ideal para os olhos esquerdo e direito

  • Lave as mãos minuciosamente e seque-as com uma toalha (lenços e toalhas de papel não são adequados pois podem libertar pequenas fibras que aderem às lentes e causam irritação). Antes de dar início ao processo de inserção ou remoção das lentes é recomendado que use uma loção de limpeza na área à volta do olho. Isto ajudará a remover o excesso de oleosidade e tornará o manuseamento das pálpebras mais fácil.
  • Nunca aplique maquilhagem antes de inserir as lentes de contacto!

Como inserir as lentes de contacto em dez passos simples:

1, Sente-se em frente a um espelho Se é um novo utilizador de lentes de contacto é melhor usar um espelho grande. Antes de abrir um blister novo (a cápsula de plástico que contém a lente numa pequena dose de solução), agite-o suavemente pois a lente tem tendência a aderir ao interior da embalagem.

2, Remova cuidadosamente as lentes do estojo, usando apenas as pontas dos dedos para evitar danos na lente. As suas unhas não precisam ser curtas. Unhas compridas podem revelar-se úteis no manuseamento das lentes, especialmente para a sua remoção. No entanto, se tiver unhas compridas, deverá ter cuidados acrescidos. Se pressionar a lente com a unha pode quebrá-la e, nestes casos, o fabricante rejeitará qualquer reclamação.

3, Após retirar a lente do estojo/blister seque o dedo indicador para melhorar a aderência à lente.

4, Observe a lente de lado para identificar qual a face interior. Algumas lentes de contacto apresentam uma marcação. Os produtos da Johnson & Johnson, por exemplo, têm a marcação “123” que deve ser lida da esquerda para a direita quando olha para as lentes de lado. Se as suas lentes não tiverem nenhuma marcação pode à mesma identificar se estão corretamente orientadas ao olhar para elas de lado. Se verificar uma evidente curva para fora sabe que as lentes estão corretamente orientadas. A borda deve se perfeitamente vertical. Caso não tenha a certeza, observe a lente de lado e vire-a ao contrário. Depois decida em qual das posições a borda está mais vertical. Essa será a posição correta.

5, Observe a lente do lado de fora e confirme se esta está corretamente orientada pois a lente pode dobrar-se sobre si própria.

6, Comece com o olho direito.Tornar isto um hábito vai ajudá-lo a evitar a possibilidade de trocar as lentes esquerda e direita.

7, Assente os cotovelos na mesa para que as suas mãos não tremam e chegue-se o mais perto possível ao espelho.

8, Puxe a sua pálpebra inferior cuidadosamente com o dedo médio da mão direita. Puxe depois a pálpebra superior com o dedo indicador da outra mão para que o reflexo natural do seu olho não o impeça de inserir a lente.

9, Ao inserir a lente, continue a olhar para o espelho, coloque a lente no olho delicadamente, olhe para cima e para baixo, solte as pálpebras e tente pestanejar. Se alguma poeira entrou na lente durante o processo e estiver a provocar irritação no seu olho, faça deslizar a lente com o dedo até à parte branca do olho. O seu olho começará a lacrimejar e a poeira será lavada. Em alternativa pode remover as lentes, enxaguá-las com solução e repetir o processo. Caso a lente provoque desconforto, substitua-a por uma nova lente.

10, Repita o processo para o olho esquerdo. Pode inserir as lentes no olho esquerdo usando o mesmo método que usou no olho direito. Isto implica usar novamente a mão direita. Outro método e inserir a lente com o indicador esquerdo e puxar a pálpebra superior com o indicador direito. Escolha o método que achar mais confortável.

A lente está inserida corretamente?

  • A lente está inserida corretamente se não arranhar, a sua visão estiver clara e nem sequer sentir que está a usa-la.
  • Ao ver televisão ou olhar para o ecrã de um computador, pode por vezes para de pestanejar, o que pode resultar em secagem dos olhos. Pode tentar evitar que tal aconteça recorrendo a gotas para os olhos. Uma gota uma ou duas vezes por dia é suficiente mas pode usar as gotas com a frequência que desejar.

REMOÇÃO das lentes de contacto

  • Em primeiro lugar, lave as mãos minuciosamente e seque-as com uma toalha. Sente-se em frente a um espelho.
  • Puxe a pálpebra inferior com o indicador esquerdo e faça a lente deslizar até à parte branca do olho onde será mais fácil de agarrar. A lente adere menos na parte branca do que na córnea.
  • Aperte a lente delicadamente entre o indicador e o polegar para removê-la. Não aperte demasiado. Se o procedimento foi efetuado corretamente, a lente permanecerá entre os seus dedos e conseguirá removê-la com facilidade.
  • Limpe a lente removida na palma da sua mão e coloque-a no estojo com solução. Deixe-a no estojo durante o tempo de desinfeção recomendado pelo fabricante.

Responder a # - Cancelar
MULTIBANCO Master Card VISA PayPal ctt DHL
Top