Lentes de contacto macias

"Tipos clássicos de lentes de contacto:  Hidrogel  Hidrogel de silicone  Híbrido (RGP - parte gás-permeável rígida ​​no meio das lentes, as bordas são de materiais moles)  Desde 1999, alguns tipos de lentes de contacto de hidrogel de silicone com elevada permeabilidade ao oxigénio foram aprovadas para uso prolongado (para serem utilizadas durante a noite, ou durante mais do que um dia). Atualmente, o uso prolongado não é frequentemente recomendado já que apresenta um maior risco de infecções oculares e outras complicações de saúde.  

Vantagens</ h2> As vantagens das lentes de contacto macias incluem conforto no uso, fácil aplicação e baixo custo. As lentes de contacto de hidrogel de silicone têm uma alta permeabilidade ao oxigénio, o que assegura um fluxo de oxigénio suficiente para a córnea. Por outro lado, elas têm menor capacidade de hidratação, maior rigidez e uma propensão para cobrir depósitos de lípidos, quando comparado com as lentes de hidrogel.  

Desvantagens</ h2>  As lentes de contacto macias são feitas de um material mais frágil, o que as torna mais difícil de cuidar. Devem ser limpas regularmente ou trocadas, a fim de impedir que os lípidos, proteínas e outros depósitos se formem no filme lacrimal. Complicações podem ocorrer devido à falta de cuidados para com a lente, uma seleção incorreta de lentes, ou através do uso prolongado das lentes além do que o tempo prescrito. Negligenciar o cuidado das lentes pode provocar conjuntivite e neovascularização da córnea.  

Cronograma de substituição </ h2> Cada tipo de lente de contacto é projetada para seguir um calendário específico de substituição, ou seja, de quanto em quanto tempo as lentes devem ser eliminadas e substituídas.  

Rotina de uso diário</ h2> As lentes devem ser usadas durante não mais de 16 horas por dia (para algumas marcas, este tempo deve ser limitado a 10 horas devido à permeabilidade mais baixa ao oxigénio). A rotina de uso diário começa quando a lente é inserida no olho. Após a sua utilização, as lentes devem ser removidas e colocadas numa estojo de lentes com solução/líquido, onde serão desinfectadas durante a noite.  

Uso prolongado</ h2> O uso prolongado é possível com vários tipos de lentes de contacto diárias que têm elevada permeabilidade ao oxigénio. As lentes de contacto com uso prolongado podem ser usadas durante a noite, mas durante um período máximo de 6 dias continuamente. Este tipo de desgaste encurta o tempo de vida total das lentes. (Ex. As lentes mensais serão viáveis ​​por três semanas em vez de quatro.)  

Uso contínuo</ h2>  As lentes de contacto de uso contínuo podem ser usadas sem retirar durante o tempo que são prescritas. Por exemplo, as lentes mensais podem ser usadas por 30 dias, 24/7. Este tipo de uso só deve ser prescrito por um oftalmologista porque elas não são adequadas para cada olho.  

Tempo de vida das lentes de contacto macias</ h2> Lentes de contacto diárias - inseridas durante a manhã; expulsas ao final do dia Lentes de contacto bi-semanais e mensais - removidas cada noite para serem desinfectadas com solução de lentes de contactos Lentes de contacto trimestral ou anual - atualmente não são usadas muitas vezes devido aos preços mais baixos dos tipos de lentes acima.  

Durabilidade das lentes de contacto</ h2>  As lentes de contacto acumulam gradualmente lípidos, proteínas, e depósitos de cálcio em que os microrganismos podem crescer. Portanto, é necessário limpar adequadamente as lentes com uma solução adequada. Isto ajuda a remover impurezas e desinfectar as lentes convenientemente.  

Resumo</ h2> As lentes de contacto macias têm uma desvantagem - elas são mais propensas ao acumulo de impurezas. Portanto, elas devem ser trocadas regularmente para evitar infecções oculares possíveis. A vantagem dessas lentes é que elas têm uma elevada permeabilidade ao oxigénio, de modo que podem ser usadas por um período mais longo. Algumas podem até mesmo ser usadas continuamente."