Aberração

A palavra aberração refere-se a qualquer distorção da imagem projetada na retina que é causada por defeitos oculares. Os defeitos oculares mais comuns incluem miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

Esses defeitos são geralmente causados por um ângulo errado de luz que incide sobre a retina e que faz com que a imagem formada não seja clara, esteja desfocada ou distorcida.

A miopia (miopia) é definida como má visão à distância. A miopia ocorre quando a córnea é muito curva e do globo ocular é muito longo. O resultado é que a luz é focada incorretamente e os objetos distantes parecem desfocados.

Por outro lado, a hipermetropia (hipermetropia) acontece quando a lente do olho não é capaz de focar objetos ao perto. Neste caso, o globo ocular é demasiado curto e os raios de luz concentram-se atrás da retina, em vez de na retina. Este fenómeno faz com que a visão ao perto fique desfocada.

O astigmatismo é causado pelo desvio da forma esférica da córnea regular. É um erro de refração, causando problemas na forma como o olho foca a luz. Neste caso, os raios de luz concentram-se em várias partes do olho: na frente da retina, atrás da retina, ou em ambas. Os resultados deste defeito no olho são uma visão turva e uma má perceção espacial (imagem distorcida).

A presbiopia é semelhante à hipermetropia. Contudo, não é um defeito no verdadeiro sentido da palavra, mas sim uma consequência natural do envelhecimento do corpo humano quando o olho perde a sua elasticidade natural. As pessoas com presbiopia sentem dificuldade em determinadas tarefas que exigem uma visão ao perto (ler, escrever, costurar, etc.) e precisam muitas vezes de colocar os objetos muito perto da vista de forma a conseguir ver adequadamente.