Mitos comuns sobre lentes de contacto, esclarecidos.

Desde que as lentes de contacto começaram a ser comercializadas, rumores e mitos circulam pela internet. Não é necessário procurar muito para deparar-se com histórias terríveis e fotos de olhos danificados por lentes de contacto.

Ao contrário, a realidade é muito menos assustadora. De facto, a grande maioria das Lentes de Contacto são na verdade, seguras e confortáveis aos olhos e os acidentes horríveis que encontramos pela internet são casos extremamente raros e muitos deles causados pelo uso incorrecto ou por um tempo maior que o prescrito. .

Preparamos algumas respostas as dúvidas mais frequentes sobre acidentes com lentes de contacto.



1. As lentes de contacto podem perder-se por detrás dos olhos?

 As lentes de contacto podem perder-se por detrás dos olhos?

Já ouvistes aquele conto do “gajo que perdeu as lentes por detrás dos olhos e nunca mais as encontrou”? Fique tranquilo. é um mito! As lentes podem deslocar-se um pouco quando teus olhos estão molhados demais ou se coçá-los muito fortemente. Entretanto, é impossível que as lentes percam-se por detrás dos olhos. Como explicado pelo doutor Louis Cantor da American Optometric Association: “ As lentes de contacto só podem deslocar-se até o vinco da junção sob as pálpebras superiores, e não podem ir atrás de seu olho”



Você sabia?
A anatomia do olho não permite que as lentes percam-se por detrás dos seus olhos.
A membrana conhecida como conjuntiva sela a parte de trás das pálpebras e cria uma cobertura exterior do globo ocular, o que torna impossível para qualquer partícula estranha adentrar por detrás dos olhos.


2. Utilizar lentes de contacto piora a visão?

Não, lentes de contacto não tornam a visão pior. Mudanças eventuais na graduação são perfeitamente normais ao decorrer da vida. Conforme envelhecemos, nossos olhos sofrem mudanças físicas que afectam a visão ocasionando o desenvolvimento de miopia, cataratas ou degeneração macular. Utilizar lentes de contacto não nos deixa mais vulneráveis a estas mudanças físicas e não pioram nossa visão.

De acordo com Gary Heiting, OD, editor sénior do sitio AllAboutVision.com, “Esta é uma preocupação comum pois muitos usuários de lentes de contato são crianças míopes ou adolescentes cujos olhos ainda estão mudando.”
Então fique tranquilo: utilizar lentes de contacto não causará impacto negativo na sua visão.



3. As lentes de contacto podem cegar os olhos?

As lentes de contacto podem cegar?

Não, lentes de contacto não cegam os olhos. Contanto, é extremamente importante # todos os dias e substituí-las no período adequado. A limpeza incorrecta e a falta de atenção com os procedimentos de higiene podem causar desconforto e infecções oculares, porém nunca a cegueira.

De acordo com o doutor Thomas L. Steinmann, professor de oftalmologia da Case Western Reserve University, a higiene é o factor mais importante. “Mesmo que utilizar lentes de contacto seja seguro, não cuidar delas adequadamente ou não seguir as instruções de utilização pode acarretar sérios problemas".



Você sabia?
É necessário limpar as lentes de contacto diariamente para remover os depósitos deixados pelas mãos, cílios, face ou lágrimas. O método mais indicado é esfregar as lentes com a solução apropriada na palma de sua mão todos os dias, antes e após o uso.



4. As lentes de contacto podem derreter?

Talvez você já tenha ouvido uma lenda que diz para remover as lentes de contacto quando estiver a fazer um churrasco ou num acampamento próximo a uma fogueira, caso contrário suas lentes podem derreter. Fique tranquilo, isto não é verdade, lentes de contacto não derretem nos olhos. Lentes de contacto são feitas de# e seu ponto de derretimento está muito aquém de nossa temperatura corporal. As lentes de contacto são aquecidas em aproximadamente 120°C antes de serem embaladas. Então, se você suporta o calor, nossas lentes de contacto também!


Blog: Comments

Responder a # - Cancelar