Problemas de visão que surgem com a idade

A maioria das pessoas dirá que a visão é o sentido humano mais importante, pelo facto de que o mundo em nossa volta é 80% visual. Mudanças na visão relacionadas a idade naturalmente fazem parte do processo de envelhecimento. Os problemas de visão surgem de acordo com a idade e estilo de vida. Por isso, é extremamente importante proteger ao máximo nossa visão e evitar os problemas de visão que surgem conforme envelhecemos.

Embora não podemos impedir condições hereditárias, alguns problemas de visão em idade avançada podem ser evitados desde o início. Seguir uma dieta saudável e não fumar são as melhores estratégias de defesa. Além disso, o que mais podemos saber sobre a relação entre idade e visão?

Mudanças de visão na Infância

Crianças podem desenvolver problemas de visão no início da vida, e sem a capacidade de expressar suas próprias preocupações, cabe aos pais manter uma estreita vigilância sobre o seu desenvolvimento. Os problemas de visão mais comuns em crianças são:

• Miopia: dificuldade em focar objectos distantes.
• Hipermetropia: dificuldade em foca objectos próximos.
• Ambliopia: olhos desalinhados ou cruzados, ocorre com certa frequancia em crianças e pode ser corrigido se detectado cedo.

Problemas de visão na infância podem ter um profundo impacto no comportamento e concentração das crianças, atrapalhando o desenvolvimento educacional. Embora as escolas façam testes de visão regularmente nos alunos, é importante fazer um exame de visão nas crianças regularmente com um especialista.

Estudantes e adolescentes, tecnologia e problemas de visão

É importante manter os hábitos saudáveis durante a idade escolar e o início da adolescência. Uma dieta rica em vitaminas pode ajudar a preservar a visão enquanto o olho amadurece. Exercícios físicos e pouco tempo na frente de ecrãs também podem ajudar a manter os olhos saudáveis. Pode ser um desafio separar os jovens de seus smartphones, mas limitar o uso pode ajudar a manter seus saudáveis enquanto amadurecem. Para estilos de vida agitados, muitos jovens preferem usar lentes de contacto diárias para corrigir a miopia e não se preocupar com a manutenção e limpeza das lentes.

Mudanças na visão em adultos e pessoas de meia idade

O uso contínuo de computadores e longas jornadas de trabalho contribuem para o cansaço dos olhos e o surgimento da síndrome do olho seco. É importante ter o hábito de descansar os olhos durante o trabalho para prevenir e aliviar a tensão ocular: a cada 20 minutos, tire os olhos do computador e foque num objecto 20 metros distante por 20 segundos. Outra preocupação é o aparecimento da presbiopia, uma condição ocular relacionada a idade, fazendo com que os globos oculares percam flexibilidade ocasionando a dificuldade em focalizar objectos distantes e próximos. Presbiopia não é o mesmo que miopia e surge em torno dos 40 anos, mas pode ser corrigida com lentes de contacto multifocais. Faça ao menos um exame ocular por ano, especialmente quando notar alguma alteração em sua visão nocturna ou percepção de profundidade enquanto conduz veículos.

Problemas de visão em idade avançada

Conforme envelhecemos, surgem diversos problemas oculares. Cataratas, glaucoma e degeneração macular.

• Cataratas causam visão borrada ou esbranquiçada, devido a perda de transparência da membrana ocular.
• O glaucoma é o resultado de um aumento da pressão no globo ocular que provoca danos no nervo óptico. Pode ser tratado com gotas para os olhos ou, em alguns casos com cirurgia.
• A degeneração macular e visão cansada afecta somente a visão central, não a periférica.

O início da menopausa pode causar a síndrome do olho seco e a terapia de reposição hormonal pode agravar ainda mais o problema. Converse com o seu médico caso sinta os olhos secos ou irritados durante a menopausa.

Nossos olhos são preciosos recursos. Embora não podemos prevenir condições hereditárias, podemos dar nosso melhor para preservar e manter a visão saudável com uma dieta rica e estilo de vida equilibrado, além de exames regulares com um oftalmologista.

Blog: Comments

Responder a # - Cancelar