A nossa optometrista fala sobre óculos de sol - o que deve saber?
A nossa optometrista interna sentou-se connosco para rever alguns factos sobre óculos de sol. Quando se trata de óculos de sol, as pessoas nem sempre sabem tudo o que há para saber. Todos temos consciência de que devemos proteger os nossos olhos da luz solar intensa. Um bom par de óculos de sol normalmente é o suficiente, certo? Mas o que torna um par de óculos de sol suficientemente bom? Fizemos algumas das perguntas mais comuns à nossa optometrista Kristýna. As suas respostas devem ajudá-lo a compreender melhor os seus óculos de sol, e dar-lhe uma ideia de como escolher o par certo. Portanto, vamos ouvir o que um profissional tem a dizer acerca deste tópico.
Como podemos determinar a qualidade de um par de óculos de sol?
É possível avaliar a qualidade dos óculos de sol com base na cor da lente -- embora isso por si só nem sempre seja o indicador mais preciso. Óculos de sol com lentes ligeiramente coloridas também podem ser bons, mas geralmente oferecem menos proteção do que as lentes mais escuras. Pode-se dizer que os óculos de sol de cor clara são algo mais de moda urbana, e os mais escuros são geralmente melhores para proteção.
O verdadeiro indicador de qualidade é conhecer as especificações de um determinado par de óculos de sol. Cada par é normalmente marcado com uma etiqueta ou inscrição na lateral ou na própria lente. Este rótulo deve mostrar claramente se os óculos são polarizados, qual a categoria de proteção que os óculos oferecem, informação do certificado CE, ou se utilizam a tecnologia PRIZM*, por exemplo. Se os óculos de sol não estiverem marcados, nunca se pode ter a certeza se a sua qualidade é suficiente. Caso não consiga encontrar quaisquer marcações ou etiquetas, o vendedor deverá ser capaz de fornecer todas as especificações necessárias.
*PRIZM é uma tecnologia recentemente desenvolvida pela Oakley que melhora a percepção de cor e de contraste.
Por que é essencial escolher os óculos de sol certos? De que categoria precisamos?
Os óculos de sol são, acima de tudo, uma forma de proteger a retina dos raios UV nocivos. É claro que também nos impedem de ficar cegos pela luz intensa. Uma categoria indica a quantidade de luz que uma lente deixa passar e, por outras palavras, o quão escura uma lente é. Podemos geralmente considerar 4 categorias: 0–1, 2, 3, 4. As lentes da categoria 0-1 são claras ou têm uma tonalidade muito clara. Estas lentes são comuns para óculos transparentes de proteção ou para óculos cosméticos. A categoria 2 é a mais comummente vendida e usada. As lentes da categoria 2 são tingidas até 70%. As lentes da categoria 3 são tingidas em cerca de 85%. Isto torna-as ligeiramente mais escuras e mais adequadas à luz solar intensa. Estas são as suas lentes para dias de muito sol. As lentes de categoria 4 são tingidas em cerca de 95%. Estes óculos de sol bloqueiam verdadeiramente muita luz e proporcionam um elevado grau de proteção. São mais adequados para as montanhas, a praia, ou uma zona desértica. Destinam-se a usos específicos e apenas a condições extremamente ensolaradas. Nunca se deve usar óculos de sol de categoria 4 enquanto se conduz.
Pode dizer-nos mais sobre o filtro UV?
A proteção UV deve funcionar tanto contra as radiações UVA como UVB. Um filtro UV não é o mesmo que a cor da lente. Por exemplo, algumas lentes transparentes podem proteger contra a radiação UVA. Mesmo um filtro de bloqueio de luz azul absorve alguns raios UV. No entanto, se a lente for tingida, geralmente consegue uma melhor proteção contra as radiações UVA e UVB. A proteção UV adequada é indicada através de um certificado CE. Isto facilita a deteção de óculos de sol que têm um filtro UV de qualidade. Ou, pode procurar um rótulo UV 400. A UVB tem um comprimento de onda de 280-315 nanómetros e a UVA tem um de 315-380 nanómetros. Assim, a proteção total é conseguida através do bloqueio até 380 nm. Os UV 400 bloqueiam, bem... até 400 nanómetros e proporcionam uma proteção óptima.
O que é este certificado CE?
O certificado europeu CE garante uma proteção UV até 380 nanómetros. Por outras palavras, isto significa que os seus óculos de sol cumprem as normas de segurança e proteção da União Europeia. A marca CE pode ser encontrada no interior das hastes. Deve também ser acompanhada de informações adicionais tais como polarização, informações de categoria, tecnologia PRIZM, etc. Como mencionei anteriormente, os óculos de sol específicos e os rótulos mostrarão o que é necessário saber. Assim, quando em dúvida, procure a marca CE!
Que óculos de sol são recomendados para crianças e quais para adultos?
Para os seus filhos, o mais importante é proteger adequadamente os seus olhos. Uma vez que eles ainda estão a crescer e a desenvolver-se, deve arranjar-lhes óculos de sol de qualidade mais escura. Para adultos, depende de como os quer usar. Se os quiser usar na cidade ou durante a Primavera, um nível inferior de proteção UV é mais do que suficiente e pode optar por óculos de sol mais claros. Durante o Verão, ou enquanto estiver numa praia ou nas montanhas, é necessário um grau mais elevado de proteção contra os UV. Se estiver num ambiente com muita luz refletida, como durante a condução ou na água, pode mesmo obter um par de óculos de sol polarizados. Isto irá ajudar a bloquear aqueles reflexos ofuscantes à superfície.
Podemos fazer mais alguma coisa para proteger os nossos olhos durante a Primavera e o Verão?
Os óculos de sol são uma necessidade quando se fala de proteção contra a luz solar, claro. Se usar lentes de contacto, pode proteger ainda mais os seus olhos com lentes que têm um filtro UV incorporado. Ou, se usar óculos, pode experimentar lentes fotocromáticas de transição. Dessa forma, pode ter óculos transparentes dentro de casa e lentes mais escuras enquanto estiver no exterior. E como os óculos e os óculos de sol não cobrem os lados do rosto, usar um chapéu ou boné também ajuda. Por último, pode trazer consigo gotas hidratantes para os olhos para quando os seus olhos secarem ou ficarem irritados.